Proteja seu pet: 7 plantas que são verdadeiros VENENOS a animais de estimação
Existem plantas que são extremamente venenosas para animais de estimação. Veja quais são as 7 mais perigosas que existem!
Você que é dono de algum animal de estimação já deve saber que existem certas plantas venenosas que são um verdadeiro perigo para animais, sejam de estimação ou não.
Confira também: Por que os gatos gostam de “Amassar Pãozinho”? Explicamos o motivo
Algumas dessas plantas podem ser desconhecidas para você, mas, em compensação, há outras que certamente você conhece e já deve ter visto, podendo te deixar chocado ao saber que elas são venenosas.
Além disso, se você cultiva algumas das plantas listadas abaixo, lembre-se de manter o seu animal de estimação longe delas para evitar o risco de envenenamento. E se você suspeitar de que o seu pet ingeriu alguma delas, lembre-se de levá-lo o mais rápido possível a um veterinário.
7 – Azaleia
Símbolo do Estado de São Paulo, e também conhecida como “Azálea”, essa planta é muito conhecida e também é fácil de ser encontrada, justamente por crescer rapidamente e por ser muito fácil de cultivar.
Porém, a planta possui uma substância conhecida como andromedotoxina no seu néctar, e quando é ingerida, a substância causa vômito, dores musculares e abdominais, tremores, diarreia e convulsões. Não apenas em animais, mas em humanos também.
6 – Dama-da-Noite
Muito semelhante ao Jasmim, a Dama-da-Noite é uma planta arbusto invasiva, ou seja, se ela for plantada em um local, ela se espalhará rapidamente dominando a paisagem e roubando o espaço das outras plantas.
A planta possui um bom aroma e uma bela aparência, o que pode chamar a atenção de muitas pessoas, animais e insetos, como abelhas, borboletas, beija-flores etc.
O principal problema com a Dama-da-Noite são os seus frutos e folhas, pois se forem ingeridos por um animal (e humano também), eles poderão causar vômitos, náuseas e agitação no animal.
5 – Lírio
Embora seja uma planta belíssima, tendo muitas variações de tamanho e cores, o Lírio é um verdadeiro veneno para os animais de estimação, principalmente para gatos.
Algo que pode chocar a muitas pessoas é saber que há toxinas presentes em todas as partes da planta, e se forem ingeridas, elas podem causar uma série de problemas ao organismo daquele que ingeriu a planta, como insuficiência respiratória, coceiras e irritações na pele e nos olhos, problemas de digestão e insuficiência renal aguda.
4 – Coroa de Cristo
A Coroa de Cristo é amplamente usada em jardins para decoração, pois ela é muito útil para embelezar o ambiente externo. Além disso, devido aos seus espinhos, ela também pode servir para proteger janelas e muros.
O verdadeiro problema sobre essa planta, além dos seus espinhos, são as substâncias tóxicas presente na sua seiva. Se ela entrar em contato com a pele, pode causar queimaduras e irritações. Se ela for ingerida, os problemas serão ainda maiores.
3 – Espada de São Jorge
Embora seja perfeita para decoração de ambientes internos, essa é uma das plantas mais venenosas para animais de estimação, principalmente para cães (e gatos também).
A planta possui substâncias como glicosídeos e saponinas tóxicas, que podem causar sintomas como dificuldades de respiração, dificuldade na locomoção e salivação intensa. Inclusive, a melhor forma de saber se o seu pet ingeriu essa planta é se ele estiver salivando demais.
2 – Antúrio
Outra planta de bela aparência, mas que pode ser extremamente perigosas para animais. O que torna o Antúrio tão perigoso assim é a presença de uma substância conhecida como oxalato de cálcio: se ela for ingerida, pode causar uma série de problemas e sintomas para o animal.
Os sintomas que a substância causa são: vômitos, diarreia, salivação. Mas, dependendo da quantidade que foi ingerida, a substância também pode causar inchaço na boca e asfixia, levando o animal a morte.
1 – Comigo-Ninguém-Pode
O próprio nome da planta já indica que ela é perigosa, e, como você já deve ter imaginado, ela também possui uma bela aparência. A planta possui uma substância que pode fazer com que a língua, a garganta e a boca inchem grandemente, fazendo com que as cordas vocais fiquem travadas, tirando a voz, impedindo a respiração e levando a pessoa a morte.
Enquanto isso, nos animais, a planta pode causar os seguintes sintomas: problemas intestinais e digestivos, convulsões, irritação da mucosa bucal e da faringe, e também inchar a língua consideravelmente. Se os sintomas não forem tradados rapidamente, o pet irá morrer.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Seu gato te ama? Veja 7 sinais que podem COMPROVAR isso