Qual a data das eleições 2022? Descubra aqui!

Qual a data das eleições 2022? Descubra aqui!
Conheça as datas do 1º e do 2º turno das eleições 2022. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em 2022, os brasileiros irão escolher o presidente que governará o país nos próximos quatro anos, e a data do primeiro turno das eleições está cada vez mais próxima.

Além disso, também existem outros cargos em disputa nas eleições deste ano, e dependendo dos resultados será necessário voltar para o 2º turno. Por isso, veja a seguir as datas do 1º e do 2º das eleições 2022.

Publicidade

Publicidade

Qual a data do 1º turno das eleições 2022?

O 1º turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Nesta data, milhões de eleitores em todo o Brasil votarão simultaneamente das 8h às 17h (horário de Brasília).

Se a eleição para presidente não se resolver no 1º turno (mais detalhes abaixo), os brasileiros precisarão votar novamente no 2º turno.

Qual a data do 2º turno das eleições 2022?

Enquanto o 1º turno acontece no primeiro domingo de outubro, o 2º turno está marcado para o último, dia 30 de outubro. Mais uma vez, a votação acontecerá 8h às 17h (horário de Brasília) em todo o país.

Publicidade

Publicidade

É importante destacar que mesmo que o Brasil já conheça seu próximo presidente no dia 2 de outubro, é muito provável que em pelo menos alguns estados haja segundo turno nas eleições para governador. Por isso, para muita gente o segundo turno irá acontecer de uma forma ou de outra.

Quais os cargos em disputa nas eleições 2022?

Além de escolher presidente e governador, em 2022 os eleitores brasileiros também votarão para deputado estadual, deputado federal e senador.

No entanto, apenas as disputas para a presidência e para os governos estaduais podem ir para o 2º turno. Nos demais cargos, os vencedores já serão conhecidos no 1º turno.

Quando uma eleição precisa ir para o 2º turno?

Para que uma eleição para presidente ou governador possa se resolver no 1º turno, é preciso que um candidato tenha mais da metade dos votos válidos, ou seja, sem contar os brancos e nulos.

Mas se nenhum candidato conseguir mais de 50% dos votos válidos no dia 2 de outubro, os dois mais votados devem disputar o 2º turno no dia 30.

Porém, conforme já adiantamos, isso vale apenas para as eleições majoritárias, ou seja, para o presidente da República e governadores em 2022, e para prefeitos nas eleições municipais.

Publicidade

Publicidade

VEJA TAMBÉM: Eleições – voto em branco e voto nulo; quais as diferenças?

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar
/* */