Qual capital social colocar no MEI e o que é?

Flavio Carvalho

06/02/2022

Além de regularizar as atividades, o Microempreendedor Individual recebe primeiramente o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a vantagem de emitir notas fiscais e participar dos editais de licitação, além de receber os direitos previdenciários e trabalhistas. 

Apesar de não precisar ter um contrato, o MEI precisa explicar o seu capital social. Mas o que isto significa?

O objetivo principal deste artigo é explicar o que significa para que o MEI não possa ter problemas com o seu CNPJ no futuro. Principalmente quando for fazer a sua declaração anual. 

Qual capital social colocar no MEI no começo?

Primeiramente, o capital inicial é o investimento que um MEI tem para começar as atividades. São os gastos de equipamento, matéria-prima, funcionário e outros serviços para ajudar a manter a sua empresa. O MEI é um profissional autônomo e registrar o investimento inicial é mera formalidade. 

O que é capital social MEI?

Antes de explicar que o capital social MEI, precisamos falar da diferença deste termo com o faturamento da empresa. 

O que é capital social MEI

Fonte/Reprodução: original

Primeiramente, o faturamento é o que precisa ser apresentado anualmente na declaração MEI. Praticamente o que você ganha em vendas ou serviços.

Já o capital é o quanto de investimento inicial você colocou na empresa, não havendo um limite mínimo para o MEI. Mas vale salientar que o faturamento de um Microempreendedor Individual tem o teto até 81 mil reais. 

Como calcular o capital social?

O cálculo do capital social é bem prático. O MEI precisa apenas seguir as regras do estatuto e garantir que o lucro não seja maior que 81 mil reais. Para divulgar o capital social, precisa-se colocar no papel o valor necessário para iniciar as atividades. 

Por exemplo, um jornalista precisa de um bom celular, computador, bloco de anotação, caneta, licença para softwares e entre outros. 

Mas, se tiver alguma dúvida porque está reaproveitando materiais pessoais, os especialistas em contabilidade aconselham que o valor inserido seja de ao menos R$ 1000. Sem contar que os impostos do MEI não ultrapassam esse valor.

Sabia sobre o assunto do MEI? Deixe aqui o seu comentário ou compartilhe o texto para mais pessoas. 

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta