7 dicas para usar o cartão de crédito de forma eficiente

Algumas são essenciais para quem tem cartão de crédito. Saiba como utilizar este recurso de pagamentos de forma eficiente.

O cartão de crédito é uma ferramenta de grande importância para os consumidores, já que dá muitas possibilidades de negócio. Mas, se o cidadão não utilizar este recurso de maneira eficiente, então o cartão de crédito tende a se tornar um verdadeiro inimigo.

Sendo assim, é essencial se atentar à forma como o cartão de crédito é usado e evitar comprometer a sua saúde financeira.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo de 7 dicas para usar o cartão de crédito de forma eficiente, sem se envolver em dívidas. Confira!

1. Determine seu próprio limite pessoal

7 dicas para usar o cartão de crédito de forma eficiente
Algumas são essenciais para quem tem cartão de crédito. Saiba como utilizar este recurso de pagamentos de forma eficiente. (Imagem: Pexels/Divulgação)

O cartão de crédito tem um limite próprio, que muitas vezes é superior à renda mensal de uma pessoa. Independente do valor limite do cartão de crédito, é importante que o consumidor esteja disposto a estabelecer seu próprio limite de gasto ao longo de cada mês.

A recomendação de especialistas a respeito disso é que o limite de gastos com cartão de crédito por mês seja o equivalente à metade da receita líquida, isto é, a 50% da renda mensal. Porém, é possível que o indivíduo faça ajustes à sua realidade, considerando todas as necessidades que podem surgir ao longo do período.

Publicidade

Publicidade

Estabelecer esse limite para si mesmo ajuda a evitar gastar dinheiro à toa e ainda ajuda a se prevenir de eventuais dores de cabeça envolvendo finanças.

2. Muita atenção para o prazo de vencimento da fatura

Para quem quer começar a usar o cartão de crédito de maneira eficiente, outra dica importante é estar ciente do prazo de vencimento da fatura. Saber a data e fazer o pagamento no tempo certo evita juros e cobranças de outras taxas, que encarecem o cartão de crédito.

Além disso, ao manter essa data em mente, o consumidor pode fazer um planejamento e organizar as despesas de modo que tudo é referente a determinado período caiba na fatura atual, sem comprometer as faturas seguintes.

Dar a devida atenção ao prazo de vencimento da fatura pode fazer grande diferença na vida do consumidor.

3. Tenha um fundo de reservas

Outra forma para começar a usar o cartão de crédito de forma eficiente é ter um fundo de reservas.

Como comentamos anteriormente, o ideal é que não se gaste mais da metade da receita com a fatura do cartão. Uma das partes da receita pode ser usada como fundo de reserva, para o caso de ocorrerem situações imprevistas.

Publicidade

Publicidade

Nunca se sabe o que pode acontecer no decorrer de um mês, como urgências médicas, problemas no carro, em casa etc.

Se toda a receita estiver comprometida com o cartão de crédito, será difícil resolver situações que requerem essa prontidão financeira. Por isso, mantenha um fundo de receita.

4. Evite gastos desnecessários

Uma das formas mais eficientes de usar o cartão de crédito é fugir de compras que podem ser evitadas ou mesmo adiadas. O consumidor deve estar pronto para fazer compras de acordo com a necessidade e prioridade.

Comprometer a receita do mês com compras desnecessárias pode acabar se tornando um problema e tanto.

5. Fique sempre de olho na fatura

Publicidade

Também é ideal ter um controle sobre as despesas com o cartão de crédito. Aqueles que deixam de conferir a fatura podem acabar tendo surpresas não tão boas no final do mês. Por isso, sempre fique de olho na fatura do cartão.

Publicidade

6. Só faça parcelamentos se necessário

Uma dica que é faz toda diferença para quem quer usar o cartão de crédito de maneira eficiente é parcelar compras somente quando necessário.

Isso quer dizer que, se houver uma compra extremamente necessária e a conta for muito alta, nesses casos é possível cogitar o parcelamento, pensando no bolso do consumidor. Por outro lado, parcelar todas as compras sem ter qualquer controle tem tudo para ser uma decisão ruim a curto, médio e longo prazo — dependendo do número de parcelas que o consumidor costumar escolher.

Afinal de contas, tanto a fatura atual quanto as próximas ficarão pesadas e comprometidas. Fique longe de compras impulsivas.

7. Faça compras em lojas seguras

Publicidade

Publicidade

Também é uma dica importante fazer compras em lojas seguras, para quem costuma realizar compras online. Isso porque fazer compras em lojas que sejam de confiança aumenta as chances de satisfação, sem muitas chances de cair em golpes e fraudes.

Veja também: 22 vagas de Jovem Aprendiz abertas no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (16)

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário