Não deixe o cartão de crédito virar o seu inimigo! 3 dicas de uso para evitar dívidas

dicas para evitar dívidas cartão de crédito
Confira algumas dicas para evitar dívidas com o seu cartão de crédito. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Assim como facilita a vida de muita gente, o cartão de crédito também é traiçoeiro, pois pode fazer com que seu orçamento saia de controle. Por isso, é sempre bom conferir dicas para evitar dívidas com o cartão de crédito.

Um dos motivos para este cuidado é o crédito rotativo do cartão, um tipo de empréstimo com juros exorbitantes oferecido para quem não consegue pagar o valor integral da fatura. Apesar dos riscos do crédito rotativo, o uso desta modalidade atingiu níveis recordes no ano passado.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, como a economia brasileira ainda vai mal e o cartão de crédito pode trazer armadilhas para piorar a sua situação financeira, veja algumas dicas para evitar problemas.

dicas para evitar dívidas cartão de crédito
Confira algumas dicas para evitar dívidas com o seu cartão de crédito. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dicas para evitas dívidas com o cartão de crédito

1 – Tenha controle sobre seus ganhos e gastos

O controle sobre o orçamento é uma das estratégias mais importantes para evitar dívidas, e não só com o cartão de crédito.

Por isso, o primeiro passo para manter as contas em dia é fazer um planejamento financeiro. Ou seja, sempre ter um controle sobre tudo o que você ganha e o que você gasta. Dessa forma, você consegue evitar compras que não cabem no seu orçamento, o que é uma grande armadilha do cartão de crédito.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, prepare uma planilha e anote todas as suas movimentações financeiras. Além disso, tente evitar o máximo possível gastos desnecessários e comprar só o que é preciso. Não deixe o cartão te enganar.

E lembre-se: cartão de crédito não é renda complementar, pois as faturas chegam todos os meses e fazem parte do teu orçamento.

2 – Não atrase o pagamento da fatura

Um dos principais objetivos do planejamento financeiro é permitir o pagamento das faturas em dia. Afinal, quando você mantem os gastos sob controle, não falta dinheiro para pagar a fatura.

E acredite: faturas em atraso podem gerar muitas dores de cabeça, pois os cartões de crédito são os campeões em juros altos.

Além disso, nunca pague apenas uma parte da fatura, pois isso leva ao crédito rotativo que citamos no início do texto, e que chegam a somar taxas de juros de 349,6% ao ano.

3 – Mais de um cartão de crédito aumenta risco de dívidas

Outra recomendação comum entre especialistas é evitar ter mais de um cartão de crédito, pois um só já pode representar risco suficiente para o seu orçamento.

Publicidade

Publicidade

Mas caso você não queira cancelar seus cartões “secundários” para casos imprevistos, basta tirá-los de sua carteira. Dessa forma, você usa apenas o limite do principal e evita usar os outros de forma impulsiva.

Para mais dicas sobre o controle de uso do cartão de crédito, confira também este material do Serasa.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar