Qual é e para que serve: código do Banco do Brasil

Qual é, e para que serve código do Banco do Brasil (1)
Fonte/Reprodução: original

Quando é efetuado a transferência de valores em Ted ou Doc, um número em específico é solicitado. Esse código numérico está ligado ao banco em que a transferência ocorreu, e cada um é descrito diferente — o Banco do Brasil, por exemplo, tem o código 001.

Código do Banco do Brasil: quando é solicitado?

Existem algumas solicitações em agências ou serviços que pedem esse código do Banco, geralmente em transferências bancárias, ou no recebimento de algum valor repassado de alguma instituição.

Publicidade

Publicidade

Qual é, e para que serve código do Banco do Brasil (2)
Fonte/Reprodução: original

A solicitação para transferências em DOC e TED são as mais comuns. Isso serve para que o local onde está sendo retirado o valor entenda para onde ele está sendo destinado, para que o sistema possa verificar assim a instituição e evitar que hajam desavenças em relação à numeração de contas, por exemplo.

Qual o código do Banco do Brasil e os dos principais bancos brasileiros?

Hoje em dia, em época de facilidade e de pouca burocracia com o Pix, muitos clientes já nem fazem mais ideia de qual é o código de cada banco.

Nem mesmo de um dos bancos mais populares como o Banco do Brasil, que tem como código Identificador no Sistema de Pagamentos Brasileiro (ISPB) o número 001.

Publicidade

Publicidade

Abaixo você confere os principais códigos dos bancos em nosso país.

  1. 001 – Banco do Brasil
  2. 104 Caixa Econômica Federal
  3. 033 Banco Santander
  4. 237 Banco Bradesco
  5. 341 Banco Itaú
  6. 422 Banco Safra

Esses são os principais códigos dos bancos brasileiros mais populares e mais utilizados. Guarde bem estes números, pois facilitam bastante eventuais exigências envolvendo o código institucional em ações como transferências e pagamentos de boleto.

Código Swift Banco do Brasil: qual código internacional do Banco do Brasil?

O código internacional do Banco do Brasil, também chamado de código Swift, é uma numeração composta de 8 a 11 caracteres, e serve para identificar por meio de um código universal qual banco o valor está sendo destinado internacionalmente.

Cada banco tem sua própria numeração, e esta é geralmente gerada após uma busca no próprio site da instituição.

O código Swift do Banco do Brasil é BRASBRRJ, sendo complementado ainda com três dígitos relativos à agência. O “Rj” no final é relativo ao estado em que a agência está localizada.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar