Qual o código do Banco do Brasil para transferência bancária?

Flavio Carvalho

04/12/2021

O código do Banco do Brasil para transferência é sempre necessário quando se realiza uma transação de valores. Todos os bancos criam um código próprio para esse procedimento. Ele é chamado pela sigla ISPB, que significa Identificador no Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Qual o código do Banco do Brasil e quando é solicitado?

O código do Banco do Brasil para transferência foi estruturado como 001 por ter sido a primeira instituição de cunho financeiro do país. Ele também é o primeiro banco que aparece na listagem  do ISPB. O Banco do Brasil foi fundado no ano de 1808, após uma permissão assinada por Dom João VI.

Qual o código do Banco do Brasil para transferência bancária (2)
Fonte/Reprodução: original

Esse código é usado para transações de dinheiro no território brasileiro (TED e DOC), que e engloba todas as organizações financeiras que trabalham com serviços de transferências de quantias. O SPB, também conhecido como Sistema de Pagamentos Brasileiro, tem participação ativa do Banco Central e outras organizações, como a bolsa B3 e a CIP.

A principal finalidade do SPB é viabilizar a movimentação de valores entre instituições financeiras. Por esse motivo, cada banco recebe um código diferente.

Quando o código do Banco do Brasil deve ser utilizado para transferências internacionais?

Existe também outro código utilizado além do SPB, esse código é conhecido como SWIFT e é utilizado para transações internacionais. Basicamente, o SWIFT é usado para o recebimento de quantias que vieram de outro país na conta corrente do Banco do Brasil.

Para transferências que sejam para Europa, será necessário incluir outro código conhecido como IBAN. Este código é formado por caracteres numéricos e do alfabeto, capaz de identificar qualquer conta de instituições financeiras do mundo inteiro.

O processo de transferências internacionais no Banco do Brasil é feito por meio do SWIFT, durante a transação é necessário inserir alguns dados obrigatórios, como as informações bancárias de quem vai receber (conta de quem vai receber, banco e agência) e o código SWIFT do banco destinatário.

Esse processo tem o prazo de até dois dias, porém, pode depender também das leis do país em que a operação será feita. Por isso, o prazo muitas vezes pode abranger mais dias.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.