Qual o número do INSS? Telefone e outros meios de contato atualizados
Descubra qual é o número do INSS, quais serviços são oferecidos por telefone e conheça outras formas de contato com o INSS.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece aos beneficiários a possibilidade de entrar em contato com a central de atendimento para facilitar processos, como o agendamento de um benefício, por exemplo. Para isso, é preciso saber o número de telefone do INSS e outras formas de contato.
Ao ligar para a central de atendimento do INSS por telefone fixo, a ligação é gratuita.
A seguir, você fica sabendo qual o número de telefone do INSS, quais serviços são prestados por telefone, como evitar cair em golpes e conhece outros canais de contato com o instituto. Continue lendo!
Qual o número de telefone do INSS?
O número de telefone da central de atendimento do INSS é 135. Ao ligar para ele, os segurados e pensionistas do INSS têm acesso a uma série de serviços. A ideia de contatar a central de atendimento é ter agilidade nos processos.
O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 22h, seguindo o horário de Brasília.
Ao ligar por um telefone fixo, a ligação é gratuita. Já por celular, a ligação tem custo. Os beneficiários também podem entrar em contato pelas plataformas digitais do INSS, conversando com a assistente virtual, Helô.
Quais serviços estão disponível no número do INSS?
- Atualização de dados cadastrais
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
- Requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
- Fazer a inscrição como contribuinte;
- Pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
- Conferir o andamento dos processos em andamento;
- Verificar data de pagamento de benefícios;
- Obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
- Registrar reclamações, elogios ou denúncias.
O que preciso ter em mãos ao ligar para o INSS?
Quando o cidadão que possui vínculo com o INSS entra em contato com o Instituto, é porque necessita de algum serviço. Para que o serviço seja prestado, é preciso se identificar. Sendo assim, ao ligar para o número do INSS, você deve ter em mãos:
- O número de inscrição junto à Previdência Social ou PIS/PASEP ou o NIT: o número do PIS/PASEP é aquele utilizado para identificar o empregado com carteira assinada e o número do NIT – Número de Identificação do Trabalhador é aquele utilizado para identificar o contribuintes individuais, domésticos e Facultativo.
- O CNPJ ou CPF do empregador;
- O número do CPF, para menor de 16 anos, em caso de agendamento de Benefício Assistencial;
- Documentos pessoais (RG, CPF);
- O número do benefício (se estiver recebendo o auxílio-doença);
- Papel e caneta para anotações.
Como evitar cair em golpes
Os contribuintes, segurados e pensionistas mais antigos do INSS precisam estar atentos, pois o número mudou. Atualmente, para entrar em contato com a central de atendimento do INSS, o número para que se deve ligar é o 135.
Porém, até algum tempo atrás o número para que os cidadãos deveriam ligar era 0800 728 0191. Esse é o número antigo e atualmente ele desativado. Sendo assim, sempre que quiser telefonar para o INSS, deve fazer isso pelo número 135.
É importante saber que o INSS não faz atendimento por WhatsApp. Caso você receba mensagens de algum número se passando pelo Instituto, o melhor a se fazer é ignorar as mensagens e bloquear ou mesmo denunciar o contato em questão.
O INSS faz contato por SMS, apenas para atualizar os contribuintes com novas informações. Nesse caso, o INSS utiliza o número 280-41, mas nunca solicita documentos ou manda links por esse canal de comunicação.
Qualquer mensagem que receba com endereços eletrônicos ou pedindo informações pessoais por este canal é tentativa de fraude ou golpe. Portanto, evite retornar mensagens ou acessar links.
Outros canais de contato com o INSS
Além de ser possível entrar em contato com o INSS por meio de ligação, também é possível entrar em contato através de plataformas online, como o site e o aplicativo do Meu INSS.
Nesses canais, existe a Helô, que é a assistente virtual do INSS. Para iniciar o atendimento, basta informar o nome e número de CPF do trabalhador.
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