Qual o número do INSS? Telefone e outros meios de contato atualizados

Descubra qual é o número do INSS, quais serviços são oferecidos por telefone e conheça outras formas de contato com o INSS.


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece aos beneficiários a possibilidade de entrar em contato com a central de atendimento para facilitar processos, como o agendamento de um benefício, por exemplo. Para isso, é preciso saber o número de telefone do INSS e outras formas de contato.

Ao ligar para a central de atendimento do INSS por telefone fixo, a ligação é gratuita.

A seguir, você fica sabendo qual o número de telefone do INSS, quais serviços são prestados por telefone, como evitar cair em golpes e conhece outros canais de contato com o instituto. Continue lendo!

Qual o número de telefone do INSS?

Qual o número do INSS? Telefone e outros meios de contato atualizados
Descubra qual é o número do INSS, quais serviços são oferecidos por telefone e conheça outras formas de contato com o INSS. (Imagem: Reprodução/Internet)

O número de telefone da central de atendimento do INSS é 135. Ao ligar para ele, os segurados e pensionistas do INSS têm acesso a uma série de serviços. A ideia de contatar a central de atendimento é ter agilidade nos processos.

O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 22h, seguindo o horário de Brasília.

Ao ligar por um telefone fixo, a ligação é gratuita. Já por celular, a ligação tem custo. Os beneficiários também podem entrar em contato pelas plataformas digitais do INSS, conversando com a assistente virtual, Helô.

Quais serviços estão disponível no número do INSS?

  • Atualização de dados cadastrais
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • Requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • Fazer a inscrição como contribuinte;
  • Pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • Conferir o andamento dos processos em andamento;
  • Verificar data de pagamento de benefícios;
  • Obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • Registrar reclamações, elogios ou denúncias.

O que preciso ter em mãos ao ligar para o INSS?

Quando o cidadão que possui vínculo com o INSS entra em contato com o Instituto, é porque necessita de algum serviço. Para que o serviço seja prestado, é preciso se identificar. Sendo assim, ao ligar para o número do INSS, você deve ter em mãos:

  • O número de inscrição junto à Previdência Social ou PIS/PASEP ou o NIT: o número do PIS/PASEP é aquele utilizado para identificar o empregado com carteira assinada e o número do NIT – Número de Identificação do Trabalhador  é aquele utilizado para identificar o contribuintes individuais, domésticos e Facultativo.
  • O CNPJ ou CPF do empregador;
  • O número do CPF, para menor de 16 anos, em caso de agendamento de Benefício Assistencial;
  • Documentos pessoais (RG, CPF);
  • O número do benefício (se estiver recebendo o auxílio-doença);
  • Papel e caneta para anotações.

Como evitar cair em golpes

Os contribuintes, segurados e pensionistas mais antigos do INSS precisam estar atentos, pois o número mudou. Atualmente, para entrar em contato com a central de atendimento do INSS, o número para que se deve ligar é o 135.

Porém, até algum tempo atrás o número para que os cidadãos deveriam ligar era 0800 728 0191. Esse é o número antigo e atualmente ele desativado. Sendo assim, sempre que quiser telefonar para o INSS, deve fazer isso pelo número 135.

É importante saber que o INSS não faz atendimento por WhatsApp. Caso você receba mensagens de algum número se passando pelo Instituto, o melhor a se fazer é ignorar as mensagens e bloquear ou mesmo denunciar o contato em questão.

O INSS faz contato por SMS, apenas para atualizar os contribuintes com novas informações. Nesse caso, o INSS utiliza o número 280-41, mas nunca solicita documentos ou manda links por esse canal de comunicação.

Qualquer mensagem que receba com endereços eletrônicos ou pedindo informações pessoais por este canal é tentativa de fraude ou golpe. Portanto, evite retornar mensagens ou acessar links.

Outros canais de contato com o INSS

Além de ser possível entrar em contato com o INSS por meio de ligação, também é possível entrar em contato através de plataformas online, como o site e o aplicativo do Meu INSS.

Nesses canais, existe a Helô, que é a assistente virtual do INSS. Para iniciar o atendimento, basta informar o nome e número de CPF do trabalhador.

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Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.