Quando pessoas com 40, 50 e 60 anos podem pedir aposentadoria?

Quando pessoas com 40, 50, e 60 anos podem pedir aposentadoria? Confira tudo que você precisa saber aqui No Detalhe.

A Reforma da Previdência trouxe consigo novas regras que alteram o prazo limite de aposentadoria e neste caso, será preciso solicitar a aposentadoria por idade, que inclui diretamente pessoas de 40 anos. Pessoas de 50 anos passam pela regra de transição e o grupo de 60 anos tem o Direito Adquirido.

Quando pessoas com 40, 50 e 60 anos podem pedir aposentadoria

Fonte/Reprodução: original

Publicidade

Publicidade

Quando pessoas de 40 anos podem pedir aposentadoria?

Este grupo, em especial, é o que mais se distancia da aposentadoria e deverá solicitar a oportunidade por idade e atender alguns requisitos exigidos pela nova regra da Reforma da Previdência:

  • Homens: requer idade mínima de 65 anos de idade + 15 de tempo de contribuição, com cerca de 180 contribuições;
  • Mulheres: possuir 62 anos + 15 anos contribuídos que equivale a 180 recolhimentos.

O prazo estipulado demora porque os trabalhadores de 40 anos estão a duas décadas de realmente solicitar a aposentadoria. Será necessário aguardar o prazo vigente estipulado pela Reforma da Previdência.

Quando pessoas de 50 anos podem pedir aposentadoria?

Na regra de transição, se torna possível solicitar a aposentadoria por pontos e pedágio, ou seja, os homens devem somar a idade + tempo contribuído e o resultado deve, obrigatoriamente, chegar em 87 pontos com 30 anos arrecadados. As mulheres precisam realizar o somatório da idade com o tempo de contribuição, este que precisa corresponder a 97 pontos e 35 anos arrecadados.

Publicidade

Publicidade

Por pedágio

O pedágio de 50% corresponderá ao dobro do tempo contribuído restar para chegar em 28 anos de recolhimento exigidos, para os homens. No caso das mulheres, será importante que haja o dobro de tempo contribuído faltar para chegar aos 33 anos de recolhimento estipulados.

  • Pedágio de 100% aos homens: será obrigatório cumprir com 100% do que falta para contribuir e conseguir se aposentar com 30 anos arrecadados e no mínimo 57 anos;
  • Pedágio de 100% às mulheres: é preciso cumprir devidamente os 100% do que falta de contribuição para conseguir se aposentar com 35 anos arrecadados e no mínimo 60 anos.

Estas regras tiveram de ser desenvolvidas a este público que está mais próximo de conseguir se aposentar e deverão consultar através do aplicativo “Meu INSS” as datas corretas.

Quando pessoas de 60 anos podem pedir aposentadoria?

O grupo de 60 anos possui o Direito Adquirido e poderá se aposentar pelas regras antigas antes da Reforma da Previdência. Será importante se encaixar em duas regras simples para solicitar a aposentadoria:

  • Mulheres: 25 anos contribuídos até o dia 12 de novembro de 2019;
  • Homens: 35 anos contribuídos até 12 de novembro de 2019.

Estas regras são importantes para definir a aposentadoria de todos os trabalhadores, de acordo com idade e tempo contribuído. Por conta de certas regras alteradas através da reforma da Previdência em 2019, muitos trabalhadores ainda possuem certa dificuldade para saber qual a melhor aposentadoria para solicitar.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário