Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença após a perícia?

Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença após a perícia? Confira tudo que você precisa saber sem faltar nada, aqui No Detalhe.

Muitos se perguntam do tempo que leva para receber o benefício de auxílio-doença, disponibilizado pelo INSS. Saiba que isso pode depender totalmente da data em que o pedido obteve aprovação. O auxílio-doença é um benefício que advém totalmente da perícia médica, para confirmar ou não se o caso se enquadra em doença ou incapacidade de exercer a profissão. 

O que é e para que serve o auxílio-doença do INSS?

O auxílio-doença consiste em um benefício remunerado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o conhecido INSS. Ele destina-se aos trabalhadores que por algum motivo estão incapacitados de exercer seu trabalho habitual por pelo menos 15 dias.

Publicidade

Publicidade

É de extrema importância que se obedeça três condições:

  • Esteja incapaz de exercer sua função
  • Realização da carência
  • Qualidade de segurado

Para ter acesso ao benefício, não é preciso que o beneficiário esteja totalmente incapaz de realizar qualquer atividade, ele poderá estar apenas inabilitado temporariamente a sua própria função. O valor que o segurado receberá é baseado em suas contribuições no passado. 

Como é realizada a perícia do INSS e quanto tempo para o resultado?

Para confirmar se existe mesmo doença ou qualquer outro empecilho para que o colaborador continue exercendo suas atividades, é necessária a realização da chamada perícia médica. 

Publicidade

Publicidade

Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença após a perícia (2)
Fonte/Reprodução: original

O processo da perícia é bem simples. O cidadão deve se dirigir no horário e data programados a uma agência destinada aos serviços do INSS, é necessário se atentar aos documentos que são pedidos.

O exame será realizado por um médico de plantão ou perito da área de saúde, e assim, será feita uma análise de documentos médicos e o estado de saúde do trabalhador. 

Todas as perguntas devem ser respondidas honestamente, pois qualquer informação dispersa pode acarretar problemas no futuro. Ao final da perícia, solicite um documento que comprove seu comparecimento. 

Se aprovado, o auxílio-doença pelo INSS demora quanto tempo para ser pago?

Para quem já passou pela perícia médica e foi aprovado no benefício do auxílio-doença, a contagem se iniciará a partir do décimo sexto dia de desligamento de suas atividades, se for por causa de doença que incapacite o segurado.

Em outros casos, o começo da contagem vai de acordo com o início da incapacidade. Por exemplo, se o trabalhador está há 30 dias em afastamento da empresa, o auxílio-doença será contado na data do primeiro requerimento.

Como é realizado o pagamento do auxílio-doença?

O pagamento do auxílio-doença é feito através de uma conta de benefício. O valor é enviado logo após a entrega de um cartão magnético ao beneficiário. Esse cartão é entregue pela Previdência Social, para receber é necessário realizar o cadastro dos dados pessoais e criar uma senha. 

Publicidade

Publicidade

O saque do valor do benefício é feito através de várias formas. A principal é o saque por meio da agência de seu atual banco, mas também há a possibilidade de sacar em lotéricas ou utilizando um caixa eletrônico. Há um limite de saque no valor de R$ 3.500, caso a pessoa opte pelo autoatendimento nos terminais da Caixa. 

Para agilizar todo o processo de recebimento de seu benefício, uma boa dica é o uso do aplicativo “Meu INSS”. Por ele é possível enviar toda documentação, ao usar apenas o computador ou celular.

Outro conselho é organizar desde o início a documentação médica, isso agilizará o processo de confirmação do seu contexto de saúde atual.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário