Quer fazer um consórcio? Conheça 5 vantagens incríveis!

Quer fazer um consórcio? Conheça 5 vantagens incríveis para se convencer de realizar o seu! Tudo e muito mais aqui No Detalhe.

O consórcio é uma categoria de crédito que tem aumentado bastante no Brasil durante estes últimos períodos. Não é difícil encontrar pessoas que tenham o objetivo de conseguir um automóvel, uma moto ou até mesmo um imóvel para iniciar uma vida mais estável e organizada. 

O consórcio se trata de uma boa alternativa às pessoas que possuem dificuldades em poupar o suficiente para tornar possível a compra de um veículo ou imóvel. Ele consiste basicamente em uma modalidade em que um grupo de pessoas se junta para cada indivíduo ser responsável pelo pagamento de uma parte do produto ao longo de meses.

Publicidade

Publicidade

Em todo mês deste pagamento coletivo, ocorre um sorteio que define o bem a uma determinada pessoa do grupo, por meio da entrega da carta de crédito que permite o participante a concluir a compra e, assim, sucessivamente. O consórcio é basicamente um financiamento coletivo. 

O que faz um consórcio ser atrativo?

O financiamento coletivo que se baseia no consórcio é bastante popular no Brasil por diversas razões.

As informações disponibilizadas pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) expõem que, em 2021, o período que se estende até o mês de julho teve um crescimento de 31,1% quando comparado ao ano anterior. 

Publicidade

Publicidade

Quer fazer um consórcio Conheça 5 vantagens incríveis! (2)
Fonte/Reprodução: original

Logo esta estratégia de financiamento se tornou uma ótima alternativa para inúmeros brasileiros que almejam desde muito tempo realizar seu sonho de ter seu veículo próprio e, assim, possuírem uma vida mais prática e versátil. 

Dentre os motivos para se recorrer a um consórcio estão:

Consórcio sem entrada

Uma simples característica que contribui para a atração de um consórcio é o fato do financiamento não exigir valor de entrada algum para iniciar o processo. Isso, sem dúvida alguma, é um grande motivo para muitos permanecerem tranquilos. 

O valor para a carta de crédito é determinado pelo próprio interessado e também o prazo da contratação. Por meio desta maneira, o valor mensal é calculado. 

Conservação do poder de compra

A inflação é constantemente responsabilizada por um aumento considerável do valor de produtos, o que torna complicado para o comprador, pois ele acaba por se encontrar em uma situação em que seu poder de compra diminui. 

Este é um problema que pode ser contornado facilmente pelo consórcio, pois ele conserva a capacidade de compra do cliente até a data de sua vitória no sorteio. Isso ocorre, porque caso ocorra uma valorização do bem, as parcelas já pagas pelo cliente também sofrem esta valorização. 

Poupar por obrigação

Publicidade

Publicidade

O consórcio estabelece um valor que deve ser pago mensalmente pelo cliente. Desta maneira, o indivíduo se encontra em uma situação que é necessário poupar uma determinada quantia para efetuar o pagamento das parcelas. 

Um ótimo proveito que pode acontecer durante um consórcio é a possibilidade do cliente ser sorteado e, consequentemente, receber o produto antes de tê-lo pago completamente (mas isso não necessariamente significa que não deve mais pagar o resto do financiamento!). 

Flexibilidade

A carta de crédito adquirida é uma grande ajuda por ser um instrumento extremamente flexível no uso. Por exemplo, caso seja sorteado, mas não encontrou o produto de seu interesse, esta carta pode ser utilizada em outro momento sem maiores adversidades. 

Caso o valor do produto escolhido seja menor que a quantia da carta de crédito, isso não o faz perder a diferença dos valores, que pode, inclusive, ser atribuída a outras despesas. 

Burocracia menos presente

Publicidade

Diferentemente de financiamentos mais comuns e tradicionais que as etapas para o começo de um acordo certo são demoradas e mais longas, no consórcio a burocracia não é tão rígida.

Publicidade

Obviamente, há pré-requisitos para a solicitação, como a comprovação de renda, entretanto nada muito difícil como os mais tradicionais. 

Como escolher um consórcio?

Toda grande decisão de peso na vida requer um planejamento feito tranquilamente, com calma e sem pressa, a fim de evitar dores de cabeça no futuro e com o consórcio não é algo muito distinto. 

A pesquisa é uma importante aliada nessas horas. Apesar de não ser muito conhecido entre as pessoas, a verdade é que nem todo consórcio é idêntico e é por este motivo que uma pesquisa é imprescindível. 

Saiba o histórico administrativo

Publicidade

Publicidade

Não é de se admirar que muitas empresas passam uma falsa imagem, por meio de propagandas que à primeira vista são extremamente benéficas.

Porém, não se iluda completamente, faça uma pesquisa profunda e não haja apenas emoções, pois nunca se sabe os problemas que podem surgir após a efetivação do contrato. 

Tenha conhecimento da taxa administrativa

Faz-se presente em todo consórcio uma taxa administrativa que é cobrada para suprir custos, a logística dos produtos e instituições associadas.

Mas preste bastante atenção, pois a variação entre empresas pode ser bastante considerável. 

Atente-se à possibilidade de escolha

Teoricamente, a carta de crédito pode ser usada para uma escolha baseada no valor do produto desejado pelo cliente, porém há empresas que apenas atribuem ao produto específico e não ao crédito.  

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário