Receita da Vovó: aprenda a fazer o melhor pudim de forno que você vai comer

Elouise Lopes

24/03/2023

Quem é fã de doce dificilmente abre mão de uma boa sobremesa. No meio disso, é bom saber que melhor receita de pudim de forno existe e você só precisa aprender para colocar em prática.

Veja também: Turbine o café da manhã: receita de panqueca rápida e fácil para apressados

A boa notícia é que preparar um pudim de forno não é muito difícil. E no fim das contas você tem um excelente prato de pudim para consumir em família após a refeição.

Receita da Vovó: aprenda a fazer o melhor pudim de forno que você vai comer

Nas próximas linhas, você vai conhecer a receita da vovó de pudim de forno que será uma das melhores sobremesas que você já experimentou.

Doce que nunca sai de moda

Se tem um doce que não sai de modo, e pode ser encontrado em diferentes partes do mundo, esse doce é o pudim. Está presente em nossas vidas desde a infância até a vida adulta, já que é o tipo de receita que é bem tranquila de fazer.

Da mesma forma, os ingredientes não são nada extravagantes. Muitas vezes, o que você precisa para fazer um pudim são materiais que você já tem em casa, levando leite, açúcar, ovos e leite condensado.

O pudim também é muito popular porque ele é um doce versátil, e em geral as pessoas têm a possibilidade de adaptar a receita para a sua própria cozinha. No meio disso, tem quem adicione outros ingredientes, como coco, chocolate, frutas e até mesmo pão amanhecido.

Isso quer dizer que variedade nessa receita não falta.

O pudim pode ser simples, só que não dá para negar que esse doce tem um sabor irresistível e conquista o paladar de pessoas de todas as idades e gostos.

Essa receita clássica ainda vai conseguir se manter firme por muitas gerações.

Passa a passo para preparar esse pudim de forno

O que você vai precisar de material para preparar a receita da vovó de pudim de forno são os seguintes ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Depois de se certificar de que você tem os ingredientes para fazer a receita, o que você terá que fazer é seguir o seguinte passo a passo.

  1. Comece pré-aquecendo o forno a 180°C.
  2. Em seguida, pegue uma panela e adicione nela o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que o açúcar derreta e vire um caramelo. Use o caramelo para despejar no fundo de uma forma de pudim (com furo no meio). Em seguida, deixe reservado.
  3. Vá para o liquidificador e bata o leite condensado, o leite e os ovos. Deixe tudo batendo até a mistura ficar homogênea.
  4. Despeje a mistura na forma de pudim, cobrindo depois com papel alumínio.
  5. Leve ao forno, em banho-maria, e deixe lá por 1 hora e 30 minutos. Para saber se ficou pronto, espete um palito no centro do pudim e, se ele sair limpo, o pudim está pronto.
  6. Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  7. Na hora de desenformar, lembre de passar uma faca nas laterais da forma e coloque um prato sobre ela. Depois, pode virar a forma de cabeça para baixo e o pudim deve soltar.

O que você não pode fazer na hora de seguir a receita?

A melhor maneira de não errar na hora de preparar a receita é seguir todos os passos à risca.

Uma dica muito importa é não bater demais a mistura. Se você bater mais do que o tempo recomendado, tem mais chance de acabar obtendo um bolo ao do que um pudim.

Outra coisa que você precisa dar atenção é ao caramelo. É muito fácil acabar deixando o caramelo queimar, por isso é muito importante ficar de olho na hora que estiver derretendo o açúcar.

E você também tem que olhar dentro do forno quando o pudim estiver assando, porque a água do banho-maria não pode secar. O certo é colocar aproximadamente 2/3 de água, da altura da forma.

Não esqueça que precisa esperar o pudim esfriar para poder tirar da forma. Se você tentar desenformar com ele ainda quente, pode ser que ele acabe quebrando. E aí não vai ficar no formato que você quer, dificultando na hora de servir.

Ainda tem mais uma dica importante: você precisa deixar o pudim na geladeira antes de servir.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta