Como fazer batatas fritas CROCANTES mesmo sem ter uma fritadeira?

Felipe Matozo

08/03/2023

Se você não tem uma fritadeira à disposição e deseja fazer batatas fritas crocantes, saborosas e ideais para comer em qualquer momento do dia, existe uma maneira bem prática de fazer isso.

Veja também: Dicas e receitas para fazer a MELHOR BATATA ASSADA que você já comeu

Na verdade, esta é uma opção que merece atenção até mesmo de quem tem fritadeira em casa, já que ela é mais saudável do que a receita tradicional.

Como fazer batatas fritas CROCANTES mesmo sem ter uma fritadeira

Saiba como fazer batatas fritas crocantes sem precisar de fritadeira. Foto: NoDetalhe

A seguir, confira uma receita prática para você preparar batatas fritas crocantes sem precisar de uma fritadeira.

Como fazer batatas fritas crocantes sem fritadeira?

Talvez isso soe estranho, mas é possível fazer batatas fritas crocantes e saborosas usando um forno convencional. Nesse caso, ao invés de fritas as batatas são assadas, mas o resultado e o aspecto são bem parecidos.

Além disso, fazer batatas “fritas” no forno representam uma opção muito mais saudável, pois quantidade de óleo é significativamente menor.

Dessa forma, na próxima vez que você for fritar batatinhas, considere testar a receita no forno, mesmo que haja uma fritadeira disponível.

Como fazer batatas fritas crocantes no forno?

O procedimento para fazer batatas “fritas” no forno é simples e leva cerca de meia hora. O passo a passo é o seguinte:

  1. Para começar, pré-aqueça o forno a 200°C;
  2. Enquanto isso, você pode aproveitar para lavar e descascar as batatas;
  3. Em seguida, corte as batatas em palitos finos para que elas fiquem com o aspecto e o sabor de batatas fritas;
  4. Depois, enxague as batatinhas com água fria para remover o excesso de amido, e seque-as com uma toalha de papel ou um pano de prato limpo;
  5. Antes de seguir com a receita, confirme que as batatas estejam completamente secas, pois isso pode afetar o resultado;
  6. Na sequência, misture as batatas com óleo vegetal (azeite) em uma tigela grande e tempere com sal e pimenta a gosto (se assim você preferir). A quantidade de azeite deve ser suficiente para “banhar” todas as batatas;
  7. Após preparar as batatas para irem ao forno, coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga ou tapete de silicone. Nesse momento, é importante deixar um espaço entre as batatas, para que elas possam assar de maneira uniforme;
  8. Agora é hora de levar as batatas ao forno. Deixe o forno a 200ºC e mantenha as batatas assando de 20 a 25 minutos, ou até que elas fiquem douradas e crocantes;
  9. De vez em quando, mexa as batatas durante o cozimento para garantir que elas assem de maneira uniforme;
  10. Por fim, é só remover as batatas do forno e colocá-las em um prato forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo.

Dicas extras

Para aproveitar bem a qualidade desta, sirva imediatamente as batatas fritas, enquanto ainda estiverem quentes e crocantes.

Além disso, você também pode experimentar outras temperaturas e tempos de cozimento para chegar à combinação perfeita, de acordo com as suas preferências. Algumas receitas indicam que a temperatura do forno deve ser de 220ºC, por exemplo, então vale a pena ir testando estas questões.

Também é importante lembrar que o tempo de cozimento pode variar conforme o tamanho e a espessura das batatas. Por isso vale a pena ficar checando as batatas para saber se elas precisam de mais ou de menos que 20-25 minutos para ficarem crocantes do jeito que você quer.

Batata no forno é uma opção mais saudável

Este preparo das batatas no forno é uma das principais indicações para quem quer uma rotina alimentar mais saudável sem abrir mão das batatinhas.

Isso porque quase não há óleo neste tipo de receita. A mesma indicação, aliás, vale para quem tem air fryer (fritadeira de ar), que também permite fazer batatas fritas crocantes e saborosas sem precisar de óleo.

Você também pode gostar de ler
NÃO JOGUE FORA a casca da BATATA: conheça 5 usos incríveis que você não conhecia!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta