Utilidades INCRÍVEIS do Amido de Milho na limpeza da casa e em receitas

Felipe Matozo

23/02/2023

O amido de milho é um ingrediente versátil que muita gente usa para diferentes tipos de receitas, mas nem todo mundo sabe que ele também tem utilidades na limpeza doméstica, por exemplo.

Veja também: Dicas infalíveis para eliminar baratas de vez da sua casa com esses 4 repelentes NATURAIS

Na verdade, as formas de uso do amido de milho vão além da culinária e da limpeza e chegam até à área cosmética.

Utilidades INCRÍVEIS do Amido de Milho na limpeza da casa e em receitas

Conheça diferentes utilidades para o amido de milho. Foto: HeikeRau/Canva

A seguir, confira algumas das utilidades do amido de milho e saiba como você pode usar este produto de forma eficaz para conseguir os melhores resultados.

1 – Utilidades do amigo de milho na limpeza

Para começar, vale a pena destacar as utilidades do amido de milho na limpeza doméstica, já que ele pode ser um importante aliado para remover manchas.

Isso porque o amido de milho é um produto excelente para absorver a umidade e pode ser usado para se livrar de diferentes tipos de manchas, como óleo, vinho e outros líquidos.

Caso você se depare com uma mancha em tecidos como roupas ou toalhas de mesa ou até mesmo no carpete, uma solução que pode ajudar é preparar uma pasta com amido e um pouco de água.

Em seguida, aplique esta pasta no local atingido, esfregue levemente e deixe a solução agir por alguns minutos. Após este tempo de espera, use um pano úmido para retirar a mistura e depois lave normalmente.

No caso de tapetes e carpetes, o que também pode ajudar é polvilhar uma pequena quantidade de amido de milho sobre a mancha e deixá-lo agir por alguns minutos. Depois, basta aspirar ou escovar a área afetada para completar a limpeza.

Amido de milho para limpar janelas

Além disso, o amido de milho também pode ser usado para limpar janelas e espelhos. Nesse caso, ele aparece como um dos ingredientes para um limpa-vidros caseiro natural.

Para preparar esta solução, é necessário misturar dois copos de água morna, dois copos de vinagre branco e algumas colheres (chá) de amido de milho. Depois, basta misturar bem, colocar em um borrifador e limpar o vidro com um pano ou bucha vegetal.

Utilidades na culinária

Quanto à culinária, o uso mais comum do amido de milho é como espessante, ou seja, ajudando a dar mais cremosidade para as receitas. Nesse caso, o produto é usado mais frequentemente no preparo de molhos, sopas, pudins e outras sobremesas.

Além disso, ele também pode ser adicionado a massas de pão e bolo para fazer com que elas fiquem mais macias e leves.

Mas para usar o amido de milho em receitas, é necessário dissolver o produto em um líquido frio antes de adicioná-lo à mistura quente. Dessa forma, além de evitar a formação de grumos (“coalhos”), você também garante uma consistência uniforme na receita.

Outras utilidades do amido de milho na cozinha que nós podemos citar são a adição em bebidas a base de leite para engrossá-las, como o chocolate quente, e o uso em receitas de doces como manjar branco e curau de milho-verde.

Amido de milho pode substituir talco de bebê?

Outra utilidade interessante do amido de milho é como substituto para o talco de bebê e para pessoas com pele sensível, pois ele é suave e não irritante para a pele.

Para isso, basta polvilhar um pouco de amido de milho nas mãos e aplicar o produto suavemente na pele para que ele absorva o excesso de umidade e evite assaduras.

Além disso, a capacidade de retenção de umidade do amido de milho tenha utilidade como talco para sapatos, evitando cheiros desagradáveis.

Por fim, o produto também pode ajudar em casos de queimaduras causadas pela luz do sol, assaduras e coceiras decorrentes de picadas de inseto. Nesse caso, é só prepara uma pasta de amido de milho com água e passar na região onde está o incômodo.

Você também pode gostar de ler
Por que você DEVERIA estar usando BICARBONATO para limpar ESTES itens da cozinha?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta