Restituição do IR: consulta ao 4º lote vai ser liberada ainda este mês

Descubra aqui quando a consulta ao 4º lote da Restituição do Imposto de Renda vai ser liberada e confira se você vai ter direito!


Os dois últimos lotes da Restituição do Imposto de Renda de 2022 serão pagos nos meses de agosto e setembro.

Ainda neste mês de agosto, a Receita Federal vai liberar a consulta ao 4º lote da restituição.

Continue lendo esta matéria do No Detalhe e saiba tudo sobre como consultar e ter acesso à 4ª rodada de pagamentos da Restituição do Imposto de Renda 2022!

Quando a consulta ao 4º lote da restituição vai ser liberada?

A Receita Federal vai liberar a consulta ao 4º lote da restituição no dia 24 de agosto de 2022.

Há duas formas de se consultar:

  • Através do site oficial da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicando em “Meu Imposto de Renda” e em “Consultar a Restituição“;
  • Através do aplicativo oficial da Receita Federal (Meu Imposto de Renda).

Caso você não receba em nenhum dos cinco lotes, há grandes chances de você ter caído na chamada Malha Fina. Nesse caso, algum problema foi detectado em sua Declaração do Imposto de Renda, e você precisará retificá-la (corrigi-la).

Quando será pago o 4º lote da Restituição do IR 2022?

O pagamento do quarto lote da Restituição do Imposto de Renda 2022 também acontecerá neste mês de agosto, mais precisamente no dia 31 de agosto, último dia do mês e uma semana depois da liberação à consulta.

Já o quinto e último lote será pago apenas no dia 30 de setembro, com a consulta sendo liberada, muito provavelmente, no dia 23 de setembro.

O pagamento é feito diretamente na conta bancária do cliente, informada no ato de entrega da Declaração do Imposto de Renda. Caso o valor não seja depositado (caso o número da conta esteja incorreto, por exemplo), o contribuinte tem um ano para sacar o valor em uma agência do Banco do Brasil.

Além disso, alguns cidadão poderão encontrar pendências e problemas em suas declarações ao consultarem o direito à restituição. Caso isso aconteça, o declarante precisará retificar a declaração, corrigindo o problema e apresentando comprovantes e informações que possam ter faltado.

Você também pode gostar de ler:
Malha Fina do Imposto de Renda: o que é e como saber se eu caí?

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.