Malha Fina do Imposto de Renda: o que é e como saber se eu caí?

Entenda o que é a malha fina do Imposto de Renda, veja como saber se você tem este problema e o que fazer nesta situação.

Segundo a Receita Federal, 2,01 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022 entregue até às 16h de ontem (31/05) estão sujeitas a cair na malha fina.

A seguir, entenda o que é a chamada malha fina, veja como saber se você caiu nela e o que fazer nesta situação.

Publicidade

Publicidade

O que é a malha fina?

A malha fina é um problema que o contribuinte enfrenta quando sua declaração do Imposto de Renda fica retida na Receita Federal para verificação de pendências.

Ou seja, se a Receita identificar alguma divergência na declaração, como valores incorretos, informações cadastrais erradas, rendimentos omitidos, entre outras situações, o contribuinte cai na malha fina.

Malha Fina do Imposto de Renda: o que é e como saber se eu caí?
Entenda o que é a malha fina do Imposto de Renda e como saber se você caiu nela. Foto: Canva

Nesse caso, a restituição do imposto de renda fica retida até que o contribuinte envie um retificação para esclarecer os erros na declaração ou apresente documentos comprovando que está tudo certo.

Publicidade

Publicidade

Como saber se eu caí na malha fina?

Para saber se está tudo certo com a sua declaração ou se você caiu na malha, basta consultar o extrato de processamento do documento.

Para isso, é só acessar o site da Receita Federal e selecionar a opção “Acesse aqui o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Em caso de dúvidas, clique sobre o link de passo a passo para acesso disponível no próprio site.

Após acessar o seu extrato de declaração, você poderá saber se está tudo certo com o documento ou se é necessário realizar alguma correção.

Em caso de problemas com a declaração, a seção “Pendências de malha” irá informar os motivos pelos quais a declaração foi retida e quais os erros para corrigir ou para confirmar informações.

Como corrigir a declaração?

Para os contribuintes que caíram na malha fina, é necessário fazer uma retificação ou enviar os documentos que comprovem as informações.

No caso dos contribuintes que vão enviar uma retificação, basta fazer as correções necessário por meio do programa gerador da declaração. Isto é, o mesmo programa usado para enviar a declaração.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, se a declaração estiver correta, o contribuinte precisa aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal, ou ainda agendar um atendimento para entregar a documentação, opção disponível na área “Meu Imposto de Renda”, no extrato da declaração.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário