Fies 2021: Seleção, Divulgação, Resultados, O que fazer?

O Fies 2021 é um programa do governo federal que ajuda estudantes a ingressar no ensino superior privado por meio de financiamento estudantil. O Fies 2021 oferece uma oportunidade importante para o desenvolvimento profissional dos brasileiros no mercado de trabalho.

Se você tem dúvidas sobre o processo de pré-seleção dos candidatos, bem como sobre a divulgação dos resultados do Fies, continue lendo esse texto e descubra tudo sobre esse assunto.

Como são pré-selecionados os candidatos Fies 2021?

No Fies 2021 existem duas modalidades de financiamento, por isso a classificação dos candidatos é diferente conforme a modalidade escolhida.

resultado do fies No caso do Fies 2021, os candidatos são classificados ou pré-selecionados em ordem decrescente conforme as notas obtidas no Enem e o número de vagas disponíveis para aquela determinada instituição e curso.

Bem como seguem uma sequência, onde os primeiros colocados são aqueles candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.

Em seguida, estão os candidatos que não concluíram o ensino superior, mas já foram beneficiados e quitaram o Fies 2021, depois temos os candidatos que concluíram o ensino superior sem financiamento estudantil, e por fim, estão os candidatos formados em curso superior que foram beneficiados pelo financiamento, bem como quitaram o seu contrato.

Já no caso do financiamento pelo P-Fies a classificação também é realizada com base na nota obtida no Enem, mas o candidato somente é pré-selecionado se o agente financeiro operador do crédito escolhido na inscrição pré-aprovar financiamento. Se você não for aprovado pelos agentes financeiros a sua inscrição é automaticamente cancelada. Portanto, a pré-seleção dos candidatos nessa modalidade dependem exclusivamente do agente financeiro.

Quando o resultado será divulgado?

A divulgação do resultado Fies 2021, normalmente, é disponibilizada 15 dias após o período de inscrição. Para não perder o prazo é necessário acompanhar o cronograma disponível no site oficial do programa.

Consultar o resultado do processo é responsabilidade do candidato, por isso coloque na sua agenda a data de divulgação. Lembre-se que depois da liberação do resultado é necessário apresentar a documentação para efetivar a contratação do financiamento.

Se esse próximo passo não for realizado dentro do período correto você corre o risco de ser reprovado no processo e perder sua vaga no curso dos sonhos.

Como consultar o resultado Fies 2021?

O candidato pode acessar o resultado Fies 2021 tanto pelo site oficial quanto pela instituição de ensino para qual realizou a inscrição.

jovem conferindo resultados Nesse sentido, na data prevista no cronograma do edital é necessário ligar ou comparecer pessoalmente na instituição de ensino para verificar o seu resultado.

Ou, ainda, você pode acessar o link, inserir seu login e senha da conta no gov.br e conferir sua classificação. Após identificar se você foi pré-selecionado ou não é necessário dar prosseguimento no processo.

No caso dos candidatos ao Fies 2021 é necessário acessar novamente o site oficial do programa para realizar a complementação das informações dentro do prazo disposto no cronograma. Em seguida, o candidato deve comparecer a instituição de ensino superior escolhida para entregar a documentação exigida. Já os pré-selecionados do P-Fies podem entregar a documentação assim que ficarem sabendo do resultado.

Se você não foi pré-selecionado na modalidade P-Fies seu processo é finalizado automaticamente. Mas se você solicitou financiamento pela modalidade Fies 2021 ainda tem chance de participar da lista de espera. Nesse caso, as vagas dos candidatos pré-selecionados que não entregaram a documentação no prazo correto, são repassadas para aqueles que estão aguardando na lista de espera.

Lembre-se que todo esse processo tem prazos definidos, portanto após verificar sua pré-seleção no site, não perca tempo, dê continuidade no processo.

Fui pré-selecionado Fies 2021: O que devo fazer agora?

Os candidatos pré-selecionados precisam dar prosseguimento no processo de contratação do Fies 2021.

fies notebook No caso daqueles que escolheram a modalidade Fies é necessário fazer a complementação das informações no site oficial do programa antes de iniciar a entrega dos documentos. Já os participantes do P-Fies podem ir direto para a parte da documentação.

O próximo passo é entrar em contato com a instituição de ensino superior escolhida para verificar a documentação exigida, normalmente, são documentos pessoais, comprovante de residência e de renda. Em seguida, o candidato deve comparecer pessoalmente na instituição com os documentos para validação das informações preenchidas na inscrição. No final da verificação a instituição emitirá o DRI (Documento de Regularidade de Inscrição).

Lembre-se que a entrega da documentação tem um prazo determinado, no caso do P-Fies é de até 5 dias contados a partir da divulgação da pré-seleção, e para os candidatos do Fies é até 5 dias após a complementação das informações. Com o DRI em mãos o candidato e o fiador devem comparecer ao agente financeiro.

Esse processo deve ser realizado em até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da entrega da documentação na instituição de ensino superior. Novamente temos diferenças entre as duas modalidades, no Fies 2021 o agente é a Caixa Econômica Federal, já no P-Fies o agente financeiro é aquele indicado na inscrição.

Nesse momento, o candidato e o fiador devem apresentar a documentação pessoal, bem como o DRI para que o agente financeiro possa analisar. Caso o financiamento seja aprovado é emitido o contrato para assinatura. Após esse processo o candidato pode procurar a instituição de ensino e iniciar seus estudos.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário