Sisu: prazo para matrículas e para lista de espera termina HOJE (23/4)

Termina hoje (23/4) o prazo para matrículas e registro de interesse em lista de espera no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada.

O Sisu oferece vagas em universidades públicas sem precisar realizar o vestibular, somente utilizando a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os aprovados na chamada regular do Sisu devem fazer a matrícula diretamente na universidade em que estudarão, sem intermédio do programa. Já no caso da lista de espera, deve-se registrar interesse no site do Sisu.

Confira, aqui, mais informações sobre a matrícula e cadastro em lista de espera Sisu!

logo sisu

Matrícula Sisu 2021

Os aprovados na chamada regular do Sisu tem até hoje (23/4) para fazer a matrícula. O estudante deve verificar no site da universidade em que estudará como é o processo de matrícula.

Devido à pandemia de Covid-19, a maioria das instituições de ensino superior estão realizando a matrícula online, com encaminhamento de documentação pela internet. Posteriormente, deve-se apresentar os originais na universidade.

De maneira geral, a instituição de ensino solicita que os aprovados apresentem os seguintes documentos:

  • Documento de identificação oficial com foto, como RG, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação;
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar;
  • Título de eleitor, caso tenha mais de 18 anos de idade;
  • Comprovante de reservista do exército, se for do sexo masculino;
  • Certidão de casamento, caso tenha passado por alteração de nome na ocasião;
  • Comprovante de residência atualizado.

A lista acima engloba documentos básicos, mas pode ser que a universidade solicite outros específicos. Por isso, é importante verificar no site da instituição de ensino qual a documentação e procedimentos exatos para matrícula.

E não se esqueça do prazo! Caso não faça a matrícula ainda hoje, o candidato aprovado perde a vaga, que será destinada aos que se cadastraram na lista de espera.

Lista de espera Sisu

O candidato que não foi aprovado na chamada regular do Sisu tem outra chance de conseguir uma vaga numa universidade pública: é só registrar seu interesse na lista de espera, para tentar uma das vagas remanescentes.

Para participar a lista de espera, é preciso cumprir um requisito especial estabelecido pelo programa: não ter sido aprovado na chamada regular em nenhuma nas opções de curso.

Caso atenda esse requisito, deve fazer o cadastro na lista de espera Sisu ainda hoje (23/4), até às 23h59, no site oficial do programa, conforme passo a passo indicado a seguir:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique no botão “ver meu boletim”;
  3. Selecione a opção “entrar com gov.br”;
  4. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  5. Digite sua senha de acesso e clique em “entrar”;
  6. Selecione “lista de espera”;
  7. Escolha em que opção de curso deseja tentar uma vaga remanescente;
  8. Confirme sua participação na lista de espera.

É importante ressaltar que o candidato pode registrar interesse em vagas remanescentes de somente uma das duas opções de curso que selecionou durante o período de inscrição.

Outro ponto importante é verificar se o site exibe uma notificação de confirmação de registro de interesse na lista de espera. Se não ocorrer, faça todo o passo a passo novamente.

Esse é um detalhe importante porque pode ser que o site não receba o cadastro. Quando isso acontece, a mensagem não é exibida. Portanto, é melhor fazer novamente o procedimento só para se certificar que de o registro de interesse realmente foi encaminhado.

Resultado da lista de espera Sisu

O resultado da lista de espera Sisu será divulgado no dia 27 de abril. Mas, atenção a um detalhe: os aprovados não serão divulgados no site do Sisu, como acontece na chamada regular.

Isso ocorre porque o Sisu não tem controle de quantas vagas remanescentes as universidades possuem. Portanto, dá autonomia a elas para que façam todo o processo de matrícula conforme as vagas forem surgindo.

Mas, como saber se o candidato foi ou não aprovado? Neste caso, recomenda-se verificar diretamente no site oficial da universidade em que está tentando a vaga remanescente.

Também está programada para o dia 27/4 o início das matrículas dos aprovados na lista de espera, mas é preciso confirmar no site da própria universidade como proceder para realizá-la. Não deixe de conferir e cumprir prazos, para não perder a vaga!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário