Revelado o VALOR MÁXIMO do SAQUE-CALAMIDADE do FGTS

Alexandre G. Peres

13/09/2022

Quem se encontra em situação de necessidade e fragilidade por conta de algum desastre natural pode sempre contar com o Saque-Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Esse saque libera valores em dinheiro para moradores de municípios que tenham sido atingidos por algum desastre natural, como fortes chuvas, enchentes, deslizamentos etc.

Mas uma dúvida bastante comum entre brasileiros que recorrem a esse auxílio é: qual o valor máximo pago pelo FGTS através do Saque-Calamidade? Isso é o que você vai descobrir a seguir!

Valor máximo do Saque-Calamidade

De acordo com informações oficiais da Caixa Econômica Federal, o valor máximo liberado no Saque-Calamidade é de R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) para cada evento caracterizado como desastre natural.

Você também pode gostar de ler:
Quando pode sacar o FGTS? Conheça os principais saques disponíveis

Porém, só é possível solicitar esse valor do Saque-Calamidade a cada 12 meses, mesmo que haja mais de um intervalo dentro desse período. Além disso, é preciso que o governo do Distrito Federal, do Município ou do Estado decrete situação de emergência ou estado de calamidade pública para isso.

Por onde solicitar o Saque-Calamidade?

O Saque-Calamidade pode ser solicitado através do APP FGTS, aplicativo disponível para Android e iOS. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Dentro do aplicativo, selecione a opção “Meus Saques”;
  2. Em seguida, vá na opção “Outras Situações de Saque”;
  3. Dentre as opções disponíveis, selecione o motivo de saque “Calamidade Pública”;
  4. Selecione o município em que você mora e aperte em “continuar”; caso a sua cidade não apareça, é bem provável que o saque não esteja disponível nela no momento;
  5. Na tela seguinte, escolha como você deseja receber o dinheiro do Saque-Calamidade: crédito em conta bancária ou saque em espécie;
  6. Você precisará enviar fotos de alguns documentos exigidos pelo FGTS para comprovar sua identidade; depois de anexá-los, aperte para confirmar o envio;

Depois disso, basta esperar que a Caixa analise as informações que você enviou e libere o valor do Saque-Calamidade em sua conta.

Lembrando que você poderá solicitá-lo em até 90 dias após o decreto de situação de emergência ou de calamidade pública.

Aproveite e confira também:
Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão?

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.