Rodízio de carros em São Paulo no feriado: como vai funcionar?

Como fica o rodízio de carros em São Paulo no feriado? Veja tudo o que você precisa saber sobre o rodízio no feriado de Corpus Christi!


Se você está se perguntando como fica o rodízio de carros em São Paulo no feriado, você veio ao lugar certo!

Neste breve artigo do No Detalhe, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o rodízio de carros em São Paulo durante o feriado prolongado entre os dias 08/06 e 09/06. Quer saber mais? Pois é só continuar lendo!

Como fica o rodízio em São Paulo?

O rodízio de veículos é uma que foi criada na cidade de São Paulo no final dos anos 90 visando diminuir a emissão de gases poluentes e o trânsito nos grandes centros. Ele acontece de segunda a sexta, dependendo do final da placa dos veículos, e é fiscalizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

No entanto, durante esse feriado prolongado de Corpus Christi, haverá uma mudança na rotina. Na cidade de São Paulo, assim como em outras grandes cidades do Brasil, a data é um feriado oficial e, portanto, muda a rotina da sociedade e do trânsito.

Por causa deste feriado, o rodízio municipal de veículos em São Paulo será suspenso na quinta-feira (8) e na sexta-feira (9). Isso significa que todos os carros, independentemente do final da placa, estarão liberados para circular pela cidade nesses dias. A restrição voltará a ficar ativa novamente na segunda-feira (12), então é importante ter isso em mente para evitar multas.

Regras do rodízio de acordo com a placa final do carro

Normalmente, as regras do rodízio em São Paulo são determinadas pelo final da placa do carro, seguindo a lógica abaixo:

  • Segunda-feira: veículos com placas de final 1 e 2 não circulam;
  • Terça-feira: veículos com placas de final 3 e 4 não circulam;
  • Quarta-feira: veículos com placas de final 5 e 6 não circulam;
  • Quinta-feira: veículos com placas de final 7 e 8 não circulam;
  • Sexta-feira: veículos com placas de final 9 e 0 não circulam.

Essas regras são aplicadas durante o horário de pico, que é entre às 7h e as 10h e entre às 17h e 20h.

Durante esses horários, os carros com os finais de placas mencionados acima são proibidos de circular pelo chamado Mini Anel Viário, que inclui pontos como marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, avenida Tancredo Neves, Viaduto Grande São Paulo e diversas outras.

Outras restrições de trânsito

Rodízio de carros em São Paulo no feriado: como vai funcionar? (Imagem: Reprodução/Setcesp)
Rodízio de carros em São Paulo no feriado: como vai funcionar? (Imagem: Reprodução/Setcesp)

Apesar da suspensão do rodízio de carros, algumas restrições de trânsito ainda estarão em vigor na sexta-feira (9).

Isso inclui o rodízio de veículos pesados (caminhões), a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) e as faixas exclusivas de ônibus.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.