Sisu 2022: estas 5 questões são as mais importantes no momento da inscrição

sisu 2022

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022) começam no dia 15 de fevereiro e existem questões que o candidato deve estar atento ao realizá-la.

Aqui, você confere quais são as cinco questões mais importantes no momento da inscrição no Sisu 2022! Conheça e considere esses pontos para não errar!

Publicidade

Publicidade

O que é o Sisu?

Trata-se de um sistema pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em graduações em universidades públicas. Para concorrer, o candidato precisa atender ao requisito do programa:

sisu 2022
  • Ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado nota na redação maior que zero. Não pode ter participado na condição de treineiro.

Inscrição Sisu 2022: 5 principais pontos

Antes de iniciar sua inscrição no Sisu 2022, é importante considerar estes cinco principais pontos para evitar erros e aumentar suas chances de conseguir uma vaga:

1. Quais as categorias das vagas?

O Sisu 2022 dividiu suas vagas em três principais categorias e conhecê-las é essencial para registrar sua inscrição corretamente. Veja quais são:

Publicidade

Publicidade

  • Vagas exigidas pela Lei de Cotas, que são destinadas a alunos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência;
  • Vagas destinadas a outras políticas de ações afirmativas que eventualmente forem adotadas e informadas pela instituição de ensino superior;
  • Oportunidades destinadas à ampla concorrência.

O candidato deve escolher somente uma categoria, a que for mais adequada ao seu perfil, e se inscrever nela. Não há a possibilidade de se inscrever em mais de uma modalidade para o mesmo curso e turno, na mesma universidade e local de oferta.

2. O candidato pode concorrer a quantas vagas?

Quando se inscreve, o candidato tem direito de registrar interesse em uma vaga em até dois cursos. Por exemplo, pode concorrer a uma vaga num curso de Administração na Universidade Federal de Minas Gerais e de Direito na Universidade Federal da Bahia.

Na inscrição, o estudante informa qual curso é prioritário, ou seja, sua primeira opção, e o secundário. A indicação do curso secundário não é obrigatória, pois é possível deduzi-la ao selecionar a primeira opção.

Se o candidato quiser estudar somente Direito, ele pode se inscrever no mesmo curso nas duas opções e na mesma universidade, somente alterando o turno de interesse, se a instituição de ensino disponibilizar a graduação em mais de um horário.

3. O candidato pode ser aprovado nas duas opções de curso?

Não, a aprovação é apenas em uma opção de curso, seguindo a ordem de prioridade do candidato. Caso seja aprovado em sua primeira opção, será automaticamente desconsiderado para a segunda e vice-versa.

Por isso, se quiser muito fazer um determinado curso, é importante colocá-lo como primeira opção ou variar a universidade, se também tiver interesse em outras instituições de ensino.

4. Como saber se minha nota no Enem é suficiente ao curso que quero?

Publicidade

Publicidade

A nota de corte para os cursos é calculada a partir do início das inscrições e pode mudar diariamente. Portanto, para saber se sua nota no Enem é suficiente, deve-se consultar a nota de corte parcial e sua colocação divulgada diariamente no Portal do Sisu.

É importante lembrar que cursos diferentes têm notas de corte distintas e pesos variados em cada prova do Enem. É por isso que que quando o candidato se inscreve para dois cursos, a ordem de classificação pode ser muito diferente.

Se identificar que sua nota de corte não é suficiente, é possível alterar suas opções de curso, desde que dentro do período de inscrição no Sisu. O sistema considerará somente suas opções registradas por último.

5. O edital Sisu 2022 prevê lista de espera?

Sim! Candidatos que não forem aprovados nas duas opções podem manifestar interesse na lista de espera de somente um curso. As inscrições começam no dia 22 de fevereiro e só acontecerá uma segunda chamada se sobrarem vagas na instituição de ensino.

Publicidade

Um detalhe importante: os aprovados na lista de espera não são divulgados no Portal do Sisu, mas sim no site da própria universidade em que está tentando uma vaga. Portanto, a partir do dia do registro na lista de espera, confira também o site da instituição de ensino para evitar o risco de perder a vaga se for selecionado.

Publicidade

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar