Resultado do Enem 2021 foi divulgado antecipadamente. Veja o que você pode fazer com a sua nota!

O resultado do Enem 2021 já está disponível para consulta. Veja como conferir as notas e o que dá para fazer com a nota do exame.

Desde a noite de ontem (09/02), participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 podem conferir o resultado com as notas das provas. As notas já estão disponíveis tanto para quem fez a versão regular do exame quanto para quem participou da reaplicação.

Com as notas do Enem 2021, os participantes podem concorrer a vagas em instituições de ensino públicas e privadas. Além disso, também é possível entrar em faculdades fora do Brasil com as notas do exame.

Publicidade

Publicidade

No entanto, as regras são diferentes para cada tipo de oportunidade. Nesse caso, veja a seguir como conferir o resultado do Enem 2021 e o que fazer com a nota do exame.

resultado enem
Estudantes que fizeram o Enem 2021 já podem conferir o resultado das provas. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Resultado do Enem divulgado – Onde e como consultar

A consulta ao resultado do Enem 2021 é bastante simples. Para conferir suas notas individuais, os candidatos só precisam seguir os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Em seguida, clique para Entrar com gov.br;
  • Na sequência, informe seu CPF e a senha que criou ao se cadastrar na plataforma;
  • Depois disso, você já terá acesso às notas de cada prova e da redação página da sua inscrição.

Para calcular a nota média do Enem, que o candidato irá precisar para concorrer a vagas em faculdades, basta somar as notas das quatro provas e da redação e dividir o resultado por 5.

Publicidade

Publicidade

O que fazer com a nota do Enem 2021?

Por meio do Enem, estudantes de todo o Brasil podem concorrer a vagas e bolsas de estudo em milhares de instituições de ensino. As formas de ingressar no ensino superior com a nota do Enem são as seguintes:

  • Sisu: com o Sisu, os participantes do Enem disputam vagas em instituições públicas, sendo que cada vaga tem uma nota de corte diferente. Em 2022, as inscrições para o Sisu abrem no dia 15/02, e aqui você confere as condições e mais detalhes sobre o programa;
  • Prouni: o Prouni tem uma mecânica parecida com a do Sisu, mas oferece bolsas de estudo em instituições privadas. Mas este é um programa com critérios mais rígidos, e aqui você confere as regras e o calendário do Prouni 2022;
  • Fies: nesse caso, os estudantes podem financiar o valor dos seus cursos e começar a pagar após a graduação. Em 2022, serão 111 mil vagas disponíveis, e aqui você confere as condições e como funciona o Fies;
  • Instituições privadas: muitas faculdades privadas oferecem descontos nas mensalidade a partir da nota do Enem, e em muitos casos os candidatos não precisam prestar vestibular para ingressar na instituição. Também é possível conseguir bolsas das próprias instituições com a nota do exame;
  • Instituições Internacionais: o MEC tem acordo com instituições de países como Portugal, Canadá, Inglaterra, França e Irlanda. Por isso, se você tem interesse em estudar fora, vale a pena pesquisar universidades internacionais que têm conexão com o Enem.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário