Bolsa de Estudos em Portugal para Brasileiros – Como Funciona?

Tem vontade de estudar no exterior, mas não possui orçamento para realizar esse sonho? Há uma boa solução para isso: tentar uma bolsa de estudos em Portugal para brasileiros. Confira, aqui, como funciona, quais são as opções de bolsa e como conseguir uma!

bolsa de estudos em portugal para brasileiros

Tipos de bolsas de estudos em Portugal para brasileiros

As bolsas de estudos em Portugal para brasileiros são focadas em cursos de graduação e pós-graduação. Normalmente, são concedidas por universidades portuguesas que têm programas internacionais ou em parceria com instituições de ensino superior brasileiras.

Publicidade

Publicidade

É possível estudar no exterior em quaisquer cursos de graduação, desde que ofereçam bolsa. Também é possível realizar mestrado e doutorado em Portugal, caso tenha interesse.

Como funcionam as bolsas de estudos em Portugal?

As bolsas de estudos variam de acordo com o programa de intercâmbio. Há alternativas que cobrem todos os gastos do estudante ou parte deles, disponibilizando um valor mensal em Euros.

Vale citar que o aluno geralmente não paga o curso na universidade ou paga somente parte dele! Em alguns casos, pode ter acesso à moradia e passagens gratuitamente. Em outros, pode ser que precise pagar parte desses custos.

Publicidade

Publicidade

Quaisquer gastos que não sejam cobertos pelo programa de bolsa de estudos devem ser bancados pelo estudante. É justamente por isso que é importante saber exatamente o que a bolsa de estudos cobre, para não correr o risco de passar apertos financeiros em outro país ao aceitá-la.

Como conseguir uma bolsa de estudos em Portugal para brasileiros

Não existe uma receita única válida para todos os candidatos, porque os programas de bolsas de estudo possuem requisitos diferentes. Mas, existem algumas dicas que você pode adotar para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa:

Pesquise programas de bolsas de estudos

Existem vários programas de bolsas de estudos em Portugal para brasileiros! Seu primeiro passo deve ser pesquisar alternativas para identificar as que se encaixam em seu perfil. Assim, fica mais fácil limitar diferentes opções, dedicando-se somente às bolsas em que você tem mais chance de sucesso.

Seja um bom aluno

Quem estuda e se dedica a ter notas altas consegue maior destaque em processos seletivos para bolsas de estudos. Inclusive, as notas são utilizadas como critérios de avaliação na seleção. Portanto, quanto maior a nota, melhor.

Candidate-se

Encontrou as bolsas de estudos perfeitas para seu perfil? Então, fique atento a prazos de inscrição e se candidate a todas as oportunidades que quiser. Reúna os documentos com antecedência e encaminhe todos assim que possível. Então, é só aguardar o resultado da seleção!

Principais bolsas de estudos em Portugal para brasileiros

A lista de bolsas de estudo em Portugal para brasileiros tem alternativas para diferentes perfis de candidatos. A seguir, listamos as principais opções:

Universidade de Coimbra

Publicidade

Publicidade

A conceituada Universidade de Coimbra (a mais antiga de Portugal) aceita sua nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tem três opções de bolsa. Uma delas é a bolsa de mérito, que dá descontos de 500 a 2 mil Euros em anuidades de cursos em Portugal, dependendo da nota do aluno.

Há, ainda, a bolsa de apoio estratégico para estudos graduados, que dá descontos em cursos que são considerados importantes para o desenvolvimento de Portugal.

Outra opção é a bolsa extraordinária de mérito estudos graduados, que é destinada a alunos matriculados em cursos de tempo integral, cobrindo o valor total do curso.

Politécnico de Leiria

São dois tipos de bolsa do Instituto Politécnico de Leiria: prêmios de mérito e incentivo de cooperação para o desenvolvimento. Ambas as bolsas dão desconto igual ou superior a 50% na mensalidade do curso.

Universidade de Aveiro

Publicidade

Alunos internacionais concorrem à bolsa de mérito que dá desconto de mil Euros ou isenção total da mensalidade. Para concorrer, é preciso entrar em contato direto com a universidade para obter detalhes do programa.

Publicidade

Santander

O programa Santander Universidades oferece bolsas de estudos com prazo de 3 a 6 meses, pagando até 3 mil Euros para que o estudante se mantenha no exterior.

Erasmus Mundus

Programa da União Europeia que oferece bolsas de estudos para alunos estrangeiros, cobrindo anuidade, além de custos com viagens e manutenção do aluno no país.

Convênios com universidades brasileiras

Muitas vezes, universidades brasileiras fazem convênios com instituições de ensino portuguesas em programas de bolsas próprios. Confira se a sua universidade tem essa opção e se candidate!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário