Saiba como simular o financiamento de veículo: tire suas dúvidas
Tire suas dúvidas sobre como simular o financiamento de veículo e faça um hoje mesmo!
É comum as pessoas recorrerem a financiamentos para adquirirem bens específicos. Carros, motos, imóveis e até a faculdade são exemplos de coisas que podem ser pagas com o uso dessa modalidade de crédito. Neste texto você vai entender como funciona o financiamento de veículos e como é possível simular um. Acompanhe até o final.
O que é um financiamento de veículos?
Como dito acima, o financiamento é uma modalidade de crédito que pode ser concedida por uma instituição financeira para que pessoas, ou empresas, possam adquirir determinados bens. É como se fosse um empréstimo, onde o banco concede o valor do bem que será comprado e o cliente deve pagá-lo aos poucos, com parcelas mensais.
Como funciona o financiamento de veículos?
Nesse contexto, um financiamento de veículo acontece quando a instituição financeira paga o valor total do bem em nome do comprador e deve receber dele, mensalmente, o mesmo valor do veículo, acrescido de juros, é claro. Essa modalidade de crédito ajuda muita gente, pois, para a maioria das pessoas, é difícil juntar o valor de um veículo para ser pago à vista.
Como utilizar o simulador de financiamento de veículo?
O financiamento é uma espécie de empréstimo sobre o qual recaem juros. Dessa forma, é interessante ter consciência sobre as condições de quitação do mesmo antes de contratá-lo. Para ajudar nesse sentido, existem ferramentas online chamadas “simuladores de financiamento de veículos” que podem ser bastante úteis.
Basta acessar alguma página na internet que possua esse recurso (existem muitas) e fornecer poucas informações, como o valor total do veículo, quanto será pago de entrada, qual é a taxa de juros e qual o tempo do financiamento.
Com esses dados, o simulador é capaz de fazer uma projeção realista de como o financiamento deve ser pago, incluindo o valor das parcelas acrescidas de juros e o total que deve ser desembolsado ao longo do período de quitação do crédito.
Entendendo as etapas do financiamento de veículo?
O processo de financiamento de um veículo, no geral, pode ser dividido em três etapas: a primeira acontece quando o banco, ou outra instituição financeira, faz a análise de crédito. Isso acontece porque é necessário avaliar as condições de pagamento do cliente que está pedindo o financiamento. A partir desse exame, a instituição aprova o limite de crédito que deve ser liberado.
Num segundo momento, após a aprovação do crédito, o cliente deve escolher qual é o veículo que vai ser financiado. No geral, podem ser adquiridos carros novos ou usados, tanto de concessionárias como de pessoas físicas, mas o banco concedente do crédito pode estabelecer limitações quanto a isso.
Por fim, é necessário também efetivar a contratação do financiamento. Para isso, após escolher qual veículo será comprado, o cliente deve voltar à instituição financeira que liberou o crédito e finalizar o processo. Esse é o momento onde devem ser apresentados documentos específicos e onde serão definidos os detalhes do contrato, portanto, fique bastante atento a essa etapa.
Quais as taxas vinculadas ao financiamento?
Observar as taxas de juros é muito importante, pois elas influenciam diretamente no valor do veículo. Essas taxas variam dependendo da instituição que está concedendo o crédito, mas, no geral, possuem uma faixa percentual específica em que são praticadas.
Dados levantados pelo Banco Central em 2021 mostram que os juros mensais de financiamentos de veículos variam entre 0,96% e 1,45%, enquanto que os anuais apresentam diferenças que ficam entre 12,10% e 18,86%.
Levar essas informações em conta pode fazer bastante diferença na hora de contratar o melhor financiamento para a sua situação. Portanto, pesquise bastante quais são as melhores condições do mercado e não deixe de usar os simuladores de financiamento de veículos disponíveis online.