Saiba o que é o código de indeferimento do INSS

Você sabe qual é o código de indeferimento do INSS? Confira tudo que você vai precisar saber aqui No Detalhe!

É bastante comum alguns trabalhadores terem o pedido de algum benefício negado pelo INSS e, nestes casos, a notificação que informa a razão da negativa ocorre por meio do código de indeferimento, na qual pode acontecer por vários motivos diferentes.

O que é o código de indeferimento do INSS?

Um código de indeferimento do INSS se trata de uma explicação dada a respeito de um benefício que não pode ser concedido.

Publicidade

Publicidade

Ao ser feita uma solicitação de um auxílio ao instituto, o trabalhador terá que apresentar diversos documentos nos quais comprovam que ele cumpre os requisitos necessários para a concessão. 

Saiba o que é o código de indeferimento do INSS (2)
Fonte/Reprodução: original

Os segurados costumam receber as informações de suas solicitações através de uma carta de concessão ou indeferimento, na qual a primeira opção significa que seu benefício foi aceito e a segunda é após o mesmo ser negado pelo INSS.

Quando benefícios podem ter o código de indeferimento do INSS?

O INSS pode negar o benefício de um segurado por diversos motivos diferentes, como, por exemplo, não possuir um tempo mínimo de contribuição para poder solicitar a sua aposentadoria.

Publicidade

Publicidade

Código de indeferimento do INSS para benefício por incapacidade

Normalmente, muitos segurados que solicitam algum benefício por incapacidade acabam por receber o indeferimento de seu benefício por meio do código de indeferimento 78.

Isto ocorre em casos onde a data do começo do benefício (DIB) é maior que a data da finalização deste benefício, ou seja, a negativa acontece após o atestado passar do prazo. Este código se refere a uma antecipação do benefício. 

Em outros casos, os segurados recebem o código de indeferimento 218, no qual é enviado após o atestado estar maior que 30 dias. Dessa forma, o trabalhador precisa ficar também atento à data em que houve a emissão do atestado, não apenas aos dias que foram escolhidos para ficar sem trabalhar.

Código de indeferimento do INSS para recursos de aposentadoria

Os motivos principais para que haja a negação de uma aposentadoria seriam pela falta de tempo de contribuição do trabalhador e a divergência ou a falta de dados dentro do próprio INSS.

Principais códigos de indeferimento do INSS

Alguns dos principais motivos para ter um benefício negado pela INSS seria por conta de problemas ou falta de documentação, não ter todos os requisitos cumpridos, possuir dados incompletos no CNIS, informações insuficientes, falta de qualidade de segurado e carência, algum equívoco durante a análise de dados por meio do INSS e, por fim, não conseguir passar na perícia médica.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário