Saiba como consultar o saldo do FGTS na Caixa

Recebeu o FGTS e não sabe como consultar seu saldo? Pois saiba agora mesmo como consultar o saldo do FGTS na Caixa!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um recurso que muitos trabalhadores possuem e que confere uma segurança extra para as finanças do empregado em caso de demissão sem justa causa. Muita gente tem dinheiro no FGTS, mas muitos não sabem como consultar os valores e nem sequer ter acesso a eles. Este texto vai explicar como você pode consultar o seu saldo FGTS. Leia até o final e veja como funciona.

Saldo do FGTS na Caixa economica

Fonte/Reprodução: Original

Publicidade

Publicidade

Como funciona o FGTS: Quem tem direito

O FGTS é um benefício concedido ao trabalhador demitido sem justa causa e também em outras situações específicas. Ele foi criado para dar mais segurança e estabilidade financeira para o trabalhador que perde sua fonte de renda mensal (salário) e que ainda precisa pagar suas contas e se manter.

O funcionamento do fundo é simples. O patrão deve depositar mensalmente um valor equivalente a 8% do salário do empregado em uma conta que é aberta na Caixa em nome do empregado.

Os empregadores têm essa responsabilidade, e não arcar com isso regularmente implica na aplicação de juros. O trabalhador não precisa fazer nada para ter direito ao fundo, é necessário apenas estar dentro das categorias aceites no programa. Tem direito ao FGTS, por exemplo, os empregados que trabalham em CLT, os trabalhadores intermitentes e os trabalhadores rurais.

Publicidade

Publicidade

Quem possui contrato de trabalho temporário também tem direito ao fundo, assim como os trabalhadores avulsos, os empregados domésticos, os safreiros (trabalhadores do campo que atuam em época de colheita) e também os atletas profissionais;

Quando posso sacar o saldo do FGTS na Caixa?

O dinheiro do FGTS pode ser sacado em diferentes situações que estão previstas em lei, como aposentadoria, compra da casa própria, demissão sem justa causa, ter mais de 70 anos de idade, possuir doenças graves, entre outras situações. Para ver a lista completa das condições em que o dinheiro do FGTS pode ser sacado, basta acessar o portal da Caixa.

Além das situações especificadas acima e detalhadas no site da Caixa, também existe o saque-aniversário, onde o trabalhador pode fazer o saque de parte do dinheiro presente no fundo no mês do seu aniversário. Para aderir a essa modalidade, que não é obrigatória, o trabalhador precisa comunicar à Caixa.

Como consultar o saldo do FGTS na Caixa?

Existem diferentes formas de consultar o seu saldo do FGTS e com certeza alguma delas vai servir para você. Vamos conferir essas maneiras de consulta.

Pelo aplicativo

É possível fazer a consulta do saldo do seu fundo de garantia pelo aplicativo FGTS, que está disponível nas lojas de aplicativos, tanto para sistema Android como para IOS. É necessário fazer o cadastro na plataforma para poder ter acesso às suas funcionalidades.

Pelo site da Caixa

No próprio site da Caixa também é possível consultar o seu saldo FGTS. Basta informar seu CPF ou NIS e fazer a solicitação de extrato do FGTS. No primeiro acesso à plataforma é necessário se cadastrar e criar uma senha.

Pelo Internet Banking Caixa

Publicidade

Publicidade

Para quem é cliente Caixa, também é possível verificar o saldo do FGTS pelo serviço de Internet Banking do banco. Ele pode ser acessado pelo computador ou por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Pelo telefone

Também tem a opção de consulta por telefone. O número é o 0800 726 0207.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário