Fez o requerimento de auxílio doença: quer saber o resultado?

Fez o requerimento de auxílio-doença quer saber o resultado
Fonte/Reprodução: original

Com a presença da tecnologia, o resultado do processo de requerimento do auxílio doença, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sai no mesmo dia em que ocorre a perícia médica do segurado da autarquia, a partir das 21hrs.

Fez o requerimento de auxílio-doença quer saber o resultado
Fonte/Reprodução: original

Esse processo simplifica o acesso à informação, que antes demorava dias para a decisão e ocorria por meio de carta.

Publicidade

Publicidade

O que é preciso fazer primeiro no requerimento de auxílio doença pelo INSS?

Antes de dar início ao processo de requerimento de auxílio doença do INSS, é recomendado que você saiba se está cumprindo os requisitos necessários para ser feito o pedido do benefício ao órgão público.

Para que seja garantido o acolhimento do requerimento de auxílio doença pelo INSS, é necessário que os segurados da autarquia cumpra com o seguinte quadro apresentado abaixo:

  • Cumprimento de uma carência de 12 contribuições mensais;
  • Comprovação da condição de incapacidade por meio do laudo da perícia médica;
  • Caso seja um empregado de empresa, é necessário que esteja afastado de seus serviços trabalhistas por mais de 15 dias, seguidos ou não, em um prazo de 60 dias por conta da mesma doença de caráter incapacitante.

Se você cumpre com os requisitos apresentados no quadro acima, você tem direito a garantia de pedido de requerimento de auxílio-doença do INSS.

Publicidade

Publicidade

Quanto tempo demora para o auxílio-doença ser aprovado?

O tempo estimado para a aprovação do auxílio doença é no mesmo dia em que deve ocorrer a perícia médica, o resultado do requerimento é constatado no sistema do INSS a partir das 21h, o que, anteriormente, era um prazo de 20 dias depois da data da perícia médica e o segurado recebia uma carta em sua casa, mas agora você pode acessar o site para saber sobre o resultado de seu pedido de auxílio doença.

O que quer dizer que o processo foi concluído na análise do auxílio doença pelo INSS?

Caso esteja expresso em seu processo que a análise do auxílio-doença foi concluída pelo INSS, isso quer dizer que o seu pedido de benefício teve a aprovação ou sofreu indeferimento.

Para atestar sobre a decisão, basta que você faça a leitura dos detalhes da decisão a respeito do requerimento de auxílio-doença.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar