Resultado perícia INSS Auxílio-Doença: Como funciona, tempo médio, onde consultar

Veja como consultar o resultado da perícia médica do INSS para segurados que recebem o auxílio-doença e mais informações sobre o procedimento.

Neste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma lista de 95 mil nomes que caíram no pente fino, resultado de um levantamento do órgão para saber quem precisava fazer perícia médica para continuar o auxílio-doença (ou auxílio por incapacidade temporária).

Mas muitos segurados não responderam à convocação e acabaram com o benefício suspenso por falta de perícia. Afinal, o procedimento é obrigatório, e por isso os beneficiários sempre devem ficar atentos em relação a atualizações do INSS.

Publicidade

Publicidade

Aqui nós já mostramos um passo a passo para o agendamento de perícia INSS para auxílio-doença, e a seguir vamos conferir como consultar o resultado e mais informações sobre este procedimento.

resultado perícia inss
Resultado da perícia do INSS sai no mesmo dia, veja como consultar. Foto: Ricardo Duarte/Agencia RBS

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

O resultado da perícia médica fica disponível a partir das 21h do dia em que o beneficiário realiza o exame.

Para consultar o resultado e mais informações sobre a perícia, o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. No caso do app, ele está disponível gratuitamente no Google Play para celulares Android ou na App Store para dispositivos da Apple.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como fazer a consulta pelo site:

  1. Acesse a plataforma Meu INSS e clique para “Entrar com gov.br”;
  2. Em seguida, faça login na sua conta ou crie um novo cadastro na plataforma;
  3. Depois, selecione a opção “Outros Serviços” e clique em “Resultado de Benefício por Incapacidade”;
  4. Na sequência, você verá a sua solicitação, o número do requerimento, o tipo de benefício e a situação;
  5. Por fim, clique sobre a situação do pedido para saber se ele foi concedido ou indeferido (negado) e baixar o arquivo com o resultado.

Caso o auxílio-doença seja negado após a perícia médica, o beneficiário tem um prazo de 30 dias após a comunicação para entrar com recurso. Mas se quiser mais informações sobre o que fazer se em caso de resposta negativa para o auxílio-doença, aproveite para conferir o nosso texto sobre o assunto.

Mas e se não houver nenhum resultado?

Enquanto isso, se após ao tentar conferir o resultado o beneficiário ver a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”, é provável que haja alguma pendência no cadastro.

Nesse caso, basta ligar para o telefone 135, informar ao atendente que precisa fazer um acerto pós-perícia e explicar sua situação. Em seguida, o funcionário irá conferir quais são as pendências que você precisa resolver para concluir o procedimento.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário