Saque-aniversário do FGTS de fevereiro está liberado. Veja como sacar o dinheiro

Nascidos em fevereiro já podem sacar a parcela anual do saque-aniversário do FGTS ou fazer adesão à modalidade. Veja como funciona.


A partir de hoje (1º/02), trabalhadores nascidos em fevereiro podem aderir ao saque-aniversário do FGTS para sacar o dinheiro ainda neste ano.

Além disso, aniversariantes de fevereiro que já fizeram a adesão a esta modalidade de saque do FGTS podem sacar o valor ao qual têm direito também a partir desta terça-feira.

Entretanto, é preciso se atentar aos prazos para adesão ou retirada do dinheiro, pois eles são diferentes para cada caso. A seguir, veja mais informações sobre a modalidade saque-aniversário e quais as regras para nascidos em fevereiro.

saque aniversário fgts
Trabalhadores nascidos em fevereiro já podem retirar dinheiro ou aderir ao saque-aniversário. Foto: Shutterstock

Quem pode fazer o saque-aniversário do FGTS em fevereiro?

No caso dos trabalhadores que já aderiram ao saque-aniversário, o valor está liberado a partir de hoje para nascidos em fevereiro e continua disponível para outros dois públicos: nascidos em dezembro e janeiro.

Afinal, conforme as regras da modalidade, os trabalhadores podem realizar o saque entre o primeiro dia útil do seu mês de aniversário e até dois meses após o fim do mesmo mês. Ou seja, quem nasceu em fevereiro tem até 30 de abril para retirar o dinheiro.

Enquanto isso, no caso dos trabalhadores que ainda não aderiram ao saque-aniversário, o prazo para fazer a adesão e sacar o dinheiro no mesmo ano é até o final do seu mês de nascimento. Nesse caso, os aniversariantes de fevereiro têm até o dia 28 para aderir a modalidade e acessar o valor de direito ainda em 2022.

No entanto, vale lembrar que a adesão ao saque-aniversário não é obrigatória e que o trabalhador perde o direito ao saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa se fizer isso.

Qual o valor e onde sacar o dinheiro?

Os trabalhadores que aderem ao saque-aniversário do FGTS têm direito a retirar parte do seu saldo no fundo todo ano. Mas o valor disponível para cada trabalhador varia conforme a quantia que ele tem em conta.

Para saber qual o valor da parcela que você tem direito com o saque-aniversário em caso de adesão e como fazer a retirada do dinheiro, acesse o site da Caixa.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.