Saque do FGTS: 3 maneiras de descobrir o número do NIS para consultar benefício

Conheça três formas de descobrir o número do seu NIS sem sair de casa para consultar o pagamento do saque extraordinário do FGTS.

Os pagamentos do saque extraordinário do FGTS já chegarão ao quinto grupo de beneficiários neste sábado (14/05), e quem deseja descobrir se tem direito e qual é o valor disponível precisa informar o número do NIS durante a consulta.

O número do NIS é o mesmo do PIS/Pasep, que pode estar anotado na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão, por exemplo.

Publicidade

Publicidade

Mas para os trabalhadores que não têm acesso a estes documentos e querem consultar o saque extraordinário, a seguir mostraremos três maneiras de descobrir o número do NIS sem sair de casa.

1 – Descobrir o NIS por telefone

Saque do FGTS: 3 maneiras de descobrir o número do NIS para consultar benefício
Veja três formas de descobrir o número do seu NIS sem sair de casa. Foto: Ricardo Matsukawa/Veja.com

Qualquer pessoa pode consultar o número do seu NIS/PIS por meio do canal de atendimento da Previdência Social, no número 135. Para isso, basta informar o seu CPF e selecionar a opção 5. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Além disso, outro telefone disponível para consulta do NIS é o 0800 726 0207, do serviço Caixa Cidadão. Nesse caso, o atendimento eletrônico funciona 24 horas por dia, mas com atendentes é de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados entre 10h e 16h.

Publicidade

Publicidade

2 – Descobrir o NIS por aplicativos

Outra opção que permite descobrir este número rapidamente é por meio de qualquer um dos seguintes aplicativos:

  • Carteira de Trabalho Digital;
  • FGTS;
  • Caixa Trabalhador;
  • Caixa Tem.

Todos estes aplicativos estão disponíveis gratuitamente para download na Google Play Store (para celulares Android) e na App Store (para celulares da Apple).

3 – Pela internet

Por fim, também é possível saber o número do seu NIS nos sites abaixo:

  • Caixa: acesse o site e informe o seu CPF para seguir com o procedimento;
  • Meu INSS: acesse o site e faça seu cadastro, caso ainda não tenha um. Em seguida, basta clicar no ícone na parte de cima da tela, à direita, para consultar dados como o número do PIS/NIS;
  • Cnis: acesse o site e clique em “Cidadão”, depois “Inscrição” e por fim selecione a opção “Filiado”. Em seguida, informe os dados solicitados para seguir com o procedimento. Nesse caso, o número do NIT é o mesmo do PIS.

Como consultar o saque do FGTS?

Após descobrir o número do seu NIS, já é possível consultar se você tem direito ao saque extraordinário, qual o valor disponível para retiradas e quando o pagamento será liberado por meio do site do FGTS, conforme já mostramos aqui.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário