Cursos gratuitos do SESC 2021 – Inscrição para opções com certificado

O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição privada mantida por empresários brasileiros do comércio de bens, serviços e turismo. A instituição oferece cursos para os mais variados públicos, e neste texto vamos conhecer alguns cursos gratuitos do Sesc.

O Sesc tem uma atuação nacional voltada principalmente para o bem-estar social dos cidadãos. O serviço foi criado em 1946 e atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.

unidade sesc

Como funciona o Sesc

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Sesc são importantes porque proporcionam aprendizado em diversas áreas do conhecimento. São opções de estudo bem práticas e úteis para sua vida pessoal e profissional.

Além disso, seus cursos técnicos profissionalizantes são reconhecidos em todo o Brasil como um excelente currículo para o mercado de trabalho.

Sendo assim, o Sesc é uma instituição reconhecida pela qualidade de seu trabalho, e acompanhar seus cursos é sempre uma boa experiência. E o melhor é que a maior parte dos cursos é aberta para todos os públicos, isto é, qualquer um pode se inscrever.

A seguir, vamos conhecer algumas opções do Sesc em cursos gratuitos e já adiantamos que também conheça as opções de cursos gratuitos do Senai. Não sabe qual é a diferença entre as instituições? Ambas são de incentivo à educação e profissionalização, mas com foco em diferentes áreas do comércio.

alunos em sala de aula

Cursos gratuitos e presenciais do Sesc

certificado iconAntes de começarmos, é importante deixar claro que o Sesc funciona de maneira diferente nas suas várias unidades. Isso acontece porque o sistema atende às demandas conforme as características de cada localidade.

Desse modo, cada unidade oferece cursos e serviços diferentes, e as opções de uma podem não estar disponíveis em outras. Por isso, em relação aos cursos presenciais, recomendamos que você pesquise no site do seu estado para descobrir quais são as opções da unidade mais próxima de você, e como funciona o processo de inscrição.

Mas para termos uma noção da grande variedade de cursos gratuitos oferecidos pelo Sesc, vale conhecer alguns exemplos, não é? A seguir, veja algumas opções de cursos gratuitos e suas respectivas áreas de conhecimento encontrados no site do Sesc Paraná:

  • Curso de Didática Criativa;
  • Oficina de Vestido de Noiva;
  • Projeto Social em Educação Musical;
  • Curso Cultura Escolar na Produção Fílmica;
  • Oficinas de Dança;
  • Oficina Tempero e Sabor;
  • Jogos Educativos e Gamificação, entre outros.

Entretanto, cabe apontar que alguns destes cursos são para públicos específicos, e que todos ficam disponíveis por tempo limitado. Por isso é importante ficar atento no site para ver quando cada curso reabre para inscrições, e quando surgem novos.

Além disso, você também pode perceber no site como o Sesc Paraná, assim como em outros estados, organiza grupos de apoio e aprendizado. Alguns exemplos são os grupos musicais, de literatura, de voluntários, de teatro etc. Acesse o site do Sesc Paraná para conhecer melhor sobre o trabalho no estado.

Mas se têm cursos que você pode fazer independente do lugar no qual more, estes são os cursos à distância. Veja a seguir os cursos gratuitos à distância do Sesc São Paulo.

Cursos gratuitos do Sesc à distância (EAD)

curso online iconRecentemente o Sesc São Paulo disponibilizou em sua plataforma de educação à distância  alguns cursos gratuitos online.

São quatro cursos diferentes na área cultural, veja a seguir o tema de cada um:

  • O pintor letrista – Lições introdutórias em pintura de letra, com Filipe Grimaldi. As técnicas apresentadas no curso permitem que qualquer um consiga fazer réplicas de letreiros populares em casa;
  • Noções básicas de desenho e narrativa de quadrinhos, com Rafael Coutinho. O objetivo é apresentar algumas das noções básicas para fazer história em quadrinhos, com demonstrações práticas do roteiro até a arte-final;
  • Como estamos envelhecendo?, com Zezé Motta. Um convite da atriz à reflexão sobre a cultura da longevidade e o envelhecimento ativo. A proposta é desmistificar estereótipos relacionados à velhice e demonstrar como esta é uma fase de novas experiências, aprendizados e oportunidades;
  • Viola Caipira, com Ivan Vilela. Com um método fácil de assimilar, o violeiro e professor Ivan Vilela apresenta técnicas e macetes para tocar viola.

Se quiser conferir mais opções de cursos online com certificado clique aqui para ver a lista do Senac para 2021 e ter ainda mais gama de opções.

Como se inscrever nestes cursos

Para se matricular em algum dos quatro cursos é muito simples. Veja o passo a passo:

1- Clique aqui para acessar a plataforma de educação à distância do Sesc São Paulo;

2- Escolha o curso de sua preferência;cursos sesc sp3- Na página do curso escolhido, clique em “Matricule-se”;matrícula sesc curso4- Preencha o formulário para criar sua conta no EAD Sesc Digital;

5- Após criar sua conta, clique em “Visualizar Curso” e depois em “Iniciar Curso” para assistir todas as aulas gratuitamente.criar conta sescAlém de gratuitos, estes são cursos que oferecem aprendizados importantes e oportunos nos dias de hoje. Ou seja, vale muito a pena fazer!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário