Tabela IGP-M 2024: qual o valor para esse ano?

Tabela do IGP-M 2024: Confira a expectativa do mercado financeiro para o IGP-M em 2024 e veja outras estimativas para o próximo ano.


Está curioso sobre a Tabela do IGP-M para 2024? Então saiba que especialistas estão projetando um valor de 4,14% para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) para o próximo ano.

Essa expectativa foi revisada para baixo devido à queda nos preços das commodities. Além disso, outras projeções econômicas para  2024 também foram divulgadas, incluindo a taxa básica de juros e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

[lwptoc]

Qual a expectativa para o IGP-M em 2024?

Tabela IGPM 2024_ qual o valor para esse ano_O significado de _ES PR EMPR_ no extrato bancário
Já existe uma expectativa para a Tabela do IGP-M 2024?

De acordo com os especialistas, a expectativa para o IGP-M em 2024 é de 4,14%. Essa redução nas projeções se deve principalmente à diminuição nos preços das commodities.

Esse indicador é importante pois afeta diretamente as finanças das pessoas, uma vez que influencia os reajustes de preços em produtos e serviços finais consumidos.

Outras expectativas para a economia em 2024

Além das projeções para o IGP-M, outras estimativas foram divulgadas para o próximo ano.

Para a taxa básica de juros (Selic), as expectativas se mantiveram em 12,5% ao fim de 2023 e de 10% em 2024.

Já a projeção de crescimento do PIB em 2023 é de 1,02%, e para 2024 foi reduzida de 1,4% para 1,38%. Essas estimativas são importantes para tomar decisões financeiras e monitorar a variação dos preços na economia brasileira.

Tabela do IGP-M 2024

A tabela do IGP-M de 2024 será divulgada nos meses de 2024, geralmente no último dia útil do mês. Portanto, ainda não é possível conhecer essa tabela, pois ela será atualizada mensalmente.

Embora ainda não seja possível apresentar a tabela do IGP-M para 2024, podemos utilizar os números de 2023 como exemplo.

Para esse ano, as projeções indicam uma inflação medida pelo IGP-M de 2,03%. Para 2024, espera-se um aumento dessa taxa para 4,14%, conforme já adiantamos, e para os anos seguintes a estimativa é de 4% para a inflação medida por esse indicador.

O que é o IGP-M?

O IGP-M é um indicador que mede a inflação desde os preços no atacado até o valor pago pelo consumidor final.

Ele é calculado com base em três outros índices: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Essas diferentes categorias de preços contribuem para avaliar a variação dos preços ao longo do tempo e identificar se o dinheiro está “valendo mais” ou “valendo menos” comparado a outros períodos.

Como funciona o cálculo do IGP-M em 2024?

O cálculo do IGP-M é feito considerando a ponderação dos três índices: IPA, IPC e INCC. O IPA tem o maior peso, seguido pelo IPC e pelo INCC.

Essa composição permite que o IGP-M reflita de forma mais completa a variação de preços na economia.

Esse indicador é atualizado mensalmente e é amplamente utilizado para reajustar contratos, como aluguéis, energia elétrica, mensalidades escolares e planos de saúde.

Como o IGP-M impacta suas finanças

O IGP-M afeta diretamente as finanças das pessoas, pois indicam os aumentos de preços que podem ser sentidos nos produtos e serviços finais consumidos.

Contratos de aluguel, por exemplo, são frequentemente reajustados com base na variação do IGP-M.

Sendo assim, acompanhar esse indicador é importante para se planejar financeiramente e ajustar o orçamento de acordo com as expectativas de inflação.

Qual a diferença para o IPCA?

O IGP-M e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) são dois importantes indicadores de inflação no Brasil.

Enquanto o IGP-M abrange uma abrangência maior de preços, incluindo o atacado e a construção civil, o IPCA mede a variação de preços para o consumidor final.

O IPCA é utilizado como referência para as metas de inflação e ajustes na taxa básica de juros. Enquanto isso, o IGP-M é utilizado principalmente como referência para contratos e reajustes específicos.

Você também pode gostar de ler
Entenda como a INFLAÇÃO impacta a sua vida financeira e pessoal

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.