Tenha estas dicas em mente na hora de pedir um aumento ao seu chefe

Não deixe de ficar por dentro dessas 5 que não podem ficar de lado na hora de pedir um aumento de salário ao chefe.

Após um tempo de serviço, é comum que empregados comecem a pensar que podem merecer um aumento de salário e, em consequência, estejam se preparando para falar com o chefe a respeito do assunto. No meio disso, é importante ter algumas dicas em mente.

Afinal, saber como pedir um aumento amplia as chances de o pedido ser bem sucedido.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere dicas que se deve ter em mente na hora de pedir um aumento de salário para o chefe. Continue lendo!

1. Encontrar o momento certo

Tenha estas dicas em mente na hora de pedir um aumento ao seu chefe
Não deixe de ficar por dentro dessas 5 que não podem ficar de lado na hora de pedir um aumento de salário ao chefe. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Antes de marcar uma conversa com o chefe, é importante que o profissional que tem a intenção de pedir um aumento saiba verificar se este é realmente um bom momento para fazer este pedido. Em outras palavras, deve-se procurar fazer uma análise do momento em que a empresa se encontra, se ele é realmente propício para conceder remuneração mais elevada.

Isso pode ser percebido com base no número de clientes que a empresa está tendo atualmente, se é um bom número ou se não é. Se o mercado de atuação da empresa de modo geral vai bem ou não e mais.

Publicidade

Publicidade

Levar em consideração a saúde financeira da organização, tendo sensibilidade em relação à situação, torna possível perceber se é mesmo uma boa ideia pedir um aumento de salário. Dependendo da situação, as chances de uma frustração com uma negativa serão reduzidas.

2. Faça uma autoavaliação primeiro

Além de fazer uma análise da saúde da empresa, é importante também que o empregado faça uma autoavaliação. É importante considerar o próprio desempenho nas funções que lhe cabem e se está cumprindo com as obrigações de maneira devida.

Nesse momento, o funcionário deve saber reconhecer se está entregando tarefas dentro do prazo, deve pensar sobre como lida com o surgimento de problemas e como (e se) os desafios têm sido superados de maneira positiva.

Se o desempenho for maior até do que o desempenho que a empresa espera, então esse com certeza pode ser um ponto positivo para pedir um aumento de salário.

3. Prepare os argumentos

Quando um funcionário pensa em pedir um aumento de salário, ele precisa ser capaz de se colocar no lugar do chefe, no sentido de conseguir entender como os fatores apontados anteriormente podem ser percebidos a partir do ponto de vista dele.

Considerando que a empresa esteja em um momento propício para aumentar o salário do funcionários e que o funcionário conta com uma boa performance no cotidiano, esses argumentos devem estar prontos para serem apresentados ao chefe.

Publicidade

Publicidade

O funcionário também pode argumentar que está na empresa há tempo suficiente para receber mais, se realmente estiver. Além disso, o funcionário pode apontar suas competências, habilidades que possui e mais.

Se necessário, também faça uma pesquisa de mercado, para ter uma ideia dos valores remunerados ao cargo ocupado. Apresentar dados tende a ser bastante favorável ao trabalhador.

O que deve ser evitado na hora de levantar argumentos é o uso de motivos pessoais, como dívidas, problemas familiares etc. Nesse momento, é preciso que o profissionalismo seja completo.

4. Demonstre comprometimento

Mais do que colocar em evidência o que já se tem, sendo um profissional bastante competente, o empregado também deve se mostrar comprometido em dar uma dedicação ainda maior, de modo que o ajuste de salário seja justo.

Publicidade

Afinal, o pedido de aumento salarial é o mesmo que o funcionário afirmar que está pronto para crescer dentro da organização. Assim, ao aumentar o salário de um trabalhador, a empresa investindo nesse profissional, que por sua vez irá contribuir para o crescimento dela.

Publicidade

Veja também: Revelados os estados com a gasolina mais cara do país; preço vai te surpreender

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário