USP abandonou o Sisu? Entenda como funciona o novo Enem-USP 2023
Estava pensando em ingressar na USP através do Sisu? Pois saiba que a universidade fez uma mudança DRÁSTICA na forma de ingresso!
A Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores do Brasil e da América Latina, confirmou que vai passar a adotar um novo sistema de ingresso usando a nota dos estudantes do Enem.
A partir de 2023, os candidatos serão convocados pela Fuvest a partir das notas que obtiverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa forma de ingresso foi nomeada “Enem-USP” e deverá ser uma substituta ao Sisu.
Está prestando o Enem e quer entender melhor como vai funcionar essa nova modalidade de inscrição da USP? Pois continue lendo esta matéria do No Detalhe!
Enem-USP: como vai funcionar?
Atualmente, é possível ingressar na Universidade de São Paulo de três maneiras:
- Através do vestibular da Fuvest, da própria universidade;
- Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que possibilita o ingresso na USP com a nota que o candidato conseguiu no Enem;
- Por transferência externa, caso o candidato já seja estudante de outra universidade.
Com essa recente mudança da USP, os candidatos que fizeram Enem vão poder ingressar na USP utilizando a nota que conseguiram no exame, mas não mais dependendo do Sisu. Eles poderão se candidatar a uma das vagas, utilizando a nota do Enem, mas através do sistema da Fuvest.
Dessa forma, o candidato não precisa mais aguardar os prazos e calendários do Sisu, fazendo a matrícula no curso ao qual foi aprovado na mesma data em que os candidatos aprovados pela Fuvest.
Carlos Gilberto Carlotti Junior, atual reitor da USP, comentou a novidade: “vamos continuar utilizando o Enem, mas inserindo a nota em novo modelo que permitirá maior agilidade e abrangência no processo de chamada e de matrícula dos novos estudantes“. A novidade foi aprovada pelo Conselho de Graduação da USP por unanimidade.
Vagas ofertadas
Nesta edição de vestibulares Fuvest e Enem 2022/2023, a USP vai oferecer 11.147 vagas para cursos de graduação. A distribuição entre as formas de ingresso ficará da seguinte maneira:
- 8.211 vagas para o vestibular da Fuvest, sendo 4.954 ampla concorrência, 2.169 para candidatos de escola pública e 1.088 para candidatos de escola pública, pretos, pardos e indígenas;
- 2.936 vagas para o Enem-USP, sendo 606 ampla concorrência, 1.237 para candidatos de escola pública e 1.093 para estudantes de escola pública, pretos, pardos e indígenas.
Um edital, com datas e regulamento, deve ser divulgado pela USP nas próximas semanas, com mais informações e detalhes sobre o novo processo.
Para mais informações, acesse o site do jornal da Universidade de São Paulo clicando aqui.
Você também pode gostar de ler:
O que é a nota de corte do Sisu? Qual nota você precisa para fazer a inscrição no Sisu?