O que é a nota de corte do Sisu? Qual nota você precisa para fazer a inscrição no Sisu?

nota de corte sisu
Veja o que é e como funciona a nota de corte do Sisu. Foto: PNE

As inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2022 começam hoje (15/02), e um dos pontos que mais deixa os candidatos ansiosos é a nota de corte de cada vaga, que é uma referência para o estudante se inscrever no curso de seu interesse.

Por meio da nota de corte, os candidatos podem saber se têm chances de disputar uma vaga com base na média do Enem 2021.

Publicidade

Publicidade

Para entender como funciona a nota de corte do Sisu e mais detalhes sobre os critérios do programa, continue acompanhando o texto.

nota de corte sisu
Veja o que é e como funciona a nota de corte do Sisu. Foto: PNE

Entenda como funciona a nota de corte do Sisu

De modo geral, a nota de corta é a nota mínima que o candidato precisa ter obtido no Enem para ser selecionado no curso de seu interesse.

O valor da nota de corte é baseado no número de vagas e na quantidade de participantes inscritos, sendo que quanto mais concorrida uma vaga, maior costuma ser a nota de corte.

Publicidade

Publicidade

Cada curso tem sua própria nota de corte no Sisu e o sistema calcula e divulga as notas atualizadas diariamente. Ou seja, quando um candidato se inscreve para uma vaga, ele deve continuar acompanhando a nota de corte para saber se ainda têm chances ou se precisa mudar a opção de curso.

Para saber qual é a sua nota, o candidato só precisa calcular a média do Enem 2021, somando a nota das quatro provas e da redação e dividindo por cinco.

Quais outros critérios para a inscrição no Sisu

Ao contrário de outros programas, o Sisu não tem critérios de renda para as disputas de vagas de ampla concorrência. No entanto, 50% das vagas são destinadas para quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e cursou o ensino médio em escola pública.

Além disso, também há um percentual de vagas reservado para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Sisu 2022 – Inscrições abertas

As inscrições para o Sisu deste primeiro semestre começaram nesta terça e seguem até sexta-feira (18/02). Cada candidato pode escolher até duas opções de curso, e para se inscrever é só acessar o site do Sisu.

Para conferir mais detalhes e outras datas do Sisu 2022, confira nosso texto sobre o assunto.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar