Vale-Gás e a expectativa da expansão para novas famílias; Pagamento confirmado para março

Entre os programas sociais do Governo Federal está o Vale-Gás. Saiba a respeito da expectativa de expansão para novas famílias.

Uma das políticas sociais do Brasil que está se estabelecendo aos poucos no país é o Vale-Gás 2022, que aos poucos se expandindo para atender a novas famílias. O programa tem a intenção de ajudar as famílias de baixa renda e deveria atender a pelo menos 18,5 milhões de famílias no Brasil.

Embora este seja um bom número, ele só existe no plano da expectativa, uma vez que, na realidade, o auxílio do Governo Federal na verdade não atende a nem metade da população de baixa renda.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo quantas famílias são contempladas com o Vale-Gás atualmente, como segue a expectativa de expansão para novas famílias nos próximos meses de 2022 e mais. Confira!

Quem tem direito ao Vale-Gás?

Vale-Gás e a expectativa da expansão para novas famílias; Pagamento confirmado para março
O programa do Governo Federal chamado Vale-Gás deverá incluir novas famílias. Saiba mais! (Imagem: Pexels/Divulgação)

Têm direito ao Vale-Gás todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 606).

De acordo com a previsão de preço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor do benefício corresponde a metade do valor de um botijão de 13 kg.

Publicidade

Publicidade

O Vale-Gás possui vínculo com o Auxílio Brasil, o qual, criado pelo Governo Federal em outubro de 2021, substitui o antigo Bolsa Família. Além disso, quem se responsabiliza pelos pagamentos do programa é a Caixa Econômica Federal, que também realiza  à população os pagamentos de outros programas sociais.

Como está funcionando a expansão do programa?

No momento, 5,47 milhões de famílias no Brasil são contempladas com este benefício do Governo Federal. Vale comentar que, entre os meses de fevereiro e março deste ano, foram incluídas mais de 100 mil famílias no programa e a tendência é que cada vez mais famílias brasileiras possam receber o auxílio.

O pagamento do auxílio é realizado às famílias a cada dois meses, o que sugere que, durante este intervalo de tempo, novas famílias sejam incluídas no programa até que todas aquelas que estarão recebendo o chamado Auxílio Brasil até 2023 também estejam recebendo o Vale-Gás.

Vale ressaltar que um número muito grande de famílias atende aos requisitos mencionados anteriormente e podem receber o auxílio. No entanto, para recebê-lo, é preciso ter aprovação e nem todas as famílias estão atualmente aprovadas.

Isso se deve ao fato de que os dois benefícios sociais não possuem relação entre si, exceto pelo fato de que a renda per capita limite de um programa acaba se encaixando na outra. No caso do Auxílio Brasil, a regra é pagar o benefício para quem tem uma renda per capita de até R$ 210..

De acordo com a legislação vigente, o programa deverá estar ativo até o ano de 2026.

Calendário de pagamento do Vale-Gás em 2022

Publicidade

Publicidade

Se você cadastrou sua família no programa e quer saber quando deverá receber o pagamento, saiba que o calendário de pagamento do mês de março já foi divulgado. Por se tratar de um programa que têm associação com o Auxílio Brasil, a data de pagamento varia de acordo com o último dígito do seu NIS (Número de Identificação Social).

A seguir, você confere as datas de pagamento do Vale-Gás em Março de 2022.

  • Dígito final 1: dia 18;
  • Dígito final 2: dia 21;
  • Dígito final 3: dia 22;
  • Dígito final 4: dia 23;
  • Dígito final 5: dia 24;
  • Dígito final 6: dia 25;
  • Dígito final 7: dia 28;
  • Dígito final 8: dia 29;
  • Dígito final 9: dia 30;
  • Dígito final 0: dia 31.

Caso você faça parte do programa Vale-Gás, não deixe de se atentar à data do pagamento. Enquanto isso, novas famílias deverão ser inclusas no programa em breve.

Veja também: Valor do Auxílio Brasil definido. Conheça a composição desse valor

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário