Isenção do IPVA 2022 RS. Como conseguir?

O IPVA 2022 RS é um dos principais tributos pagos por proprietários de veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul.

Trata-se de um imposto anual obrigatório que tem como foco arrecadar dinheiro aos cofres públicos para prestação de serviços à população, como os de saúde e educação.

Publicidade

Publicidade

Ainda que seja obrigatório, há casos em que o dono do carro pode conseguir isenção. Aqui, você confere quem tem direito à isenção do IPVA 2022 RS e como solicitá-la!

isencao ipva 2022 rs

O que é o IPVA?

Trata-se do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um tributo anual obrigatório que visa arrecadar dinheiro para prestação de serviços públicos.

Seu pagamento é anual e pode ser feito à vista, com direito a desconto sobre o valor total do imposto, ou parcelado em até três vezes (o pagamento cai nos meses de maio, junho e julho).

Publicidade

Publicidade

Para pagar o IPVA RS é simples, basta quitar a dívida em lotéricas, agências bancárias (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicredi). Se preferir, também dá para pagar o imposto pelo internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta.

O que acontece se não pagar o IPVA RS?

O proprietário do veículo pode enfrentar uma série de problemas no não pagamento do IPVA RS. Um deles é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor do imposto há incidência de multas e juros.

Caso o débito permaneça em aberto por mais de um ano, o governo estadual pode inscrevê-lo na dívida ativa. Na prática, isso significa que há uma multa de até 40% do valor do tributo, além da impossibilidade de utilizar alguns serviços públicos e de assumir cargos em órgãos do governo.

Há, ainda, mais um problema: quem não paga IPVA não consegue realizar o licenciamento anual obrigatório. Neste caso, o CRLV fica vencido e o automóvel em situação irregular, sem poder circular.

Caso decida dirigir o automóvel nessas condições, há o risco de ser flagrado e autuado por um agente de trânsito, recebendo uma multa de cerca de R$ 300,00 e sete pontos na carteira, além de ter a possibilidade de o carro ser apreendido.

Como consultar o IPVA RS 2022?

A consulta ao IPVA RS 2022 pode ser feita online, especificamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe guiar nessa tarefa:

  1. Acesse o site sobre IPVA, da Sefaz;
  2. Selecione uma das opções de emissão de guia da arrecadação;
  3. Preencha o formulário e clique em “avançar”.
Publicidade

Publicidade

Pronto! Agora é só verificar o valor do IPVA RS 2022! Caso tenha interesse em imprimir o boleto para pagamento, basta selecionar essa opção na página.

Se preferir, também dá para realizar essa mesma consulta no site do Detran RS, informando o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Isenção IPVA RS 2022

O governo estadual garante o benefício da isenção do IPVA em casos específicos. A seguir, listamos quais são eles e como funcionam:

Pessoas com deficiência

Qualquer pessoa com deficiência física, visual ou mental pode pedir a isenção do IPVA RS. Para ter direito ao benefício, basta solicitar a antecipação da renovação da CNH e passar por uma perícia médica.

Publicidade

Na perícia, o profissional decidirá se é preciso realizar um exame médico especial, para complementar a análise. Mas, de maneira geral o benefício é concedido rapidamente quando se comprova a deficiência por meio de laudo e análise médica do perito.

Publicidade

No caso específico de deficientes visuais, deve-se comprová-la por meio de laudo de perícia médica fornecido por serviço público ou privado de saúde, conveniado ou contratado, que integre o SUS (Sistema Único de Saúde).

Veículos com mais de 20 anos de fabricação

O governo também garante isenção do IPVA a veículos com mais de 20 anos de fabricação. De acordo com dados da Sefaz, cerca de 2,5 milhões de carros se enquadram nessa categoria e estão isentos.

Veículos de transporte, instituições sociais, sindicatos e templos

Entram nessa lista os táxis e ônibus, bem como os veículos de transporte escolar, instituições sociais, sindicatos e templos.

Como solicitar a isenção IPVA RS 2022?

Publicidade

Publicidade

Para ter acesso ao benefício, o contribuinte deve solicitar a isenção diretamente no site da Sefaz. Basta clicar na opção que corresponde ao seu perfil e seguir as orientações dadas na página.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário