Detran PR Renovação CNH: veja como fazer esse processo. Passo a passo

Detran PR: veja como fazer a renovação da CNH. Passo a passo
Veja como motoristas do PR podem fazer a renovação da CNH. Foto: Detran-PR

O processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é algo obrigatório quando encerra validade do documento ou o motorista precisa inserir alguma observação, e a seguir nós vamos explicar como fazer o Detran PR Renovação CNH.

Vale lembrar que em abril do ano passado, entraram em vigor algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e uma das mudanças mais importantes é justamente em relação ao prazo de validade da CNH, que aumentou.

Publicidade

Publicidade

Para renovar o documento no Paraná, os motoristas podem fazer a maior parte do procedimento pela internet, conforme mostraremos abaixo.

Como fazer Detran PR Renovação CNH?

Detran PR: veja como fazer a renovação da CNH. Passo a passo
Veja como motoristas do PR podem fazer a renovação da CNH. Foto: Detran-PR

Quando um motorista precisa está com a sua CNH vencida ou precisa fazer alguma atualização, como incluir EAR (Exerce Atividade Remunerada), por exemplo, os passos para solicitar Detran PR Renovação CNH:

  1. Acesse o site do Detran-PR;
  2. Em seguida, na aba “Serviços para você“, clique em “Motorista”;
  3. Nas opções que abrirem, vá até o quadro “Carteira de Motorista” e selecione “Solicitar a renovação da carteira de motorista”;
  4. Depois disso, clique no botão “Solicitar”;
  5. Na página seguinte, basta informar o seu CPF, clicar para “Continuar”, e seguir os passos recomendados pelo site para gerar a guia de recolhimento da taxa.

Feito isso, basta pagar a taxa em qualquer agência dos seguintes: bancos: Banco do Brasil, Santander, Bancoob (Sicoob), Sicredi e Rendimento.

Publicidade

Publicidade

Após pagar a taxa, é só fazer a captura biométrica, foto e assinatura, quando for necessário, e agendar e realizar os exames médicos.

Quanto tempo leva para chegar a nova CNH?

Depois da emissão, os Correios entregam a nova CNH no endereço de correspondência que estiver cadastrado no Detran-PR em até 10 dias úteis.

O que acontece se não renovar a CNH?

Segundo o artigo 162 do CTB, o motorista pego dirigindo com a CNH vencida há mais de 30 dias está cometendo uma infração gravíssima. Com isso, além da aplicação de multa de R$ 293,47, o veículo fica retido até que um condutor habilitado se apresente.

Para conferir os novos prazos de validade da CNH, veja o nosso texto abordando essa questão e os novos limites de pontos.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar