Vale-gás pagamento hoje (20). Veja quem receberá o auxílio, valores e onde receber

Descubra se você tem ou não direito de receber o vale-gás nesta quinta-feira (20)!

Nesta quinta-feira (20), o Governo Federal fará o pagamento de mais uma rodada do vale-gás. Continue lendo esta matéria do NoDetalhe e descubra portanto se você ou alguém da sua família está apto a recebê-lo!

Quem recebe o Vale-gás hoje (20/01)?

Nesta quinta-feira, 20 de janeiro de 2022,  vão receber o pagamento do vale-gás todos aqueles que tiveram o Número de Identificação Social (NIS) com final 3 e que foram selecionados para o programa.

Publicidade

Publicidade

Lembrando que indivíduos com finais 1 e 2, por exemplo, já receberam o pagamento, respectivamente, nos dias 19 e 20. Já no dia 21 de janeiro, sexta-feira, o pagamento será destinado portanto a indivíduos com NIS de final 4.

Além disso, convém observar que o pagamento não acontece nos fins de semana. Ou seja, o governo só voltará a efetuar os pagamentos na segunda-feira, 24 de janeiro.

Qual o valor do Vale-gás 2022?

Vale-gás pagamento hoje (20). Veja quem receberá o auxílio, valores e onde receber (Imagem: Reprodução/RBV)
Vale-gás pagamento hoje (20). Veja quem receberá o auxílio, valores e onde receber (Imagem: Reprodução/RBV)

O governo federal estabeleceu o valor do vale-gás em 50% da média de preço do botijão de gás no país. A média é definida sempre pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Publicidade

Publicidade

Em janeiro de 2022, por exemplo, o valor do vale-gás será de R$ 52,00 para todos os beneficiários do programa. Esse valor pode vir a mudar (para cima ou para baixo) nos próximos meses, já que o preço médio do botijão de gás varia.

Por onde receber o Vale-gás?

O vale-gás pode ser recebido por meio dos cartões e senhas do Auxílio Brasil ou então através da conta digital do app Caixa Tem, sendo possível até mesmo sacar o valor em dinheiro utilizando um código autorizador.

Lembrando que você pode efetuar o saque em dinheiro nos caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Caso ainda não tenha efetuado o desbloqueio de sua conta do Caixa Tem, leve o seu CPF e um documento de identificação com foto (RG ou CNH) à agência.

Calendário completo do Vale-gás

Confira abaixo o calendário oficial e veja a data em que você receberá o benefício:

  • 18 de janeiro: NIS final 1
  • 19 de janeiro: NIS final 2
  • 20 de janeiro: NIS final 3
  • 21 de janeiro: NIS final 4
  • 24 de janeiro: NIS final 5
  • 25 de janeiro: NIS final 6
  • 26 de janeiro: NIS final 7
  • 27 de janeiro: NIS final 8
  • 28 de janeiro: NIS final 9
  • 31 de janeiro: NIS final 0

Além disso, convém observar que o vale-gás será pago a cada dois meses, e não mensalmente como outros benefícios do governo federal.

Vale-gás: quem tem direito?

Para receber o vale-gás, é preciso atender a um dos seguintes pré-requisitos:

  • Integrar uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 606, valor de 2022);
  • Pertencer a uma família que tenha entre seus membros residentes no mesmo domicílio pessoa que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Publicidade

Publicidade

Além disso, famílias com mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência terão preferência para o recebimento do vale-gás.

Como solicitar o Vale-gás 2022?

Não há processo de inscrição para o vale-gás. Basta portanto que a sua família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e atenda aos pré-requisitos mencionados acima. Dessa forma, você será automaticamente selecionado para o benefício.

Caso você ainda não tenha inscrito sua família no CadÚnico, dirija-se portanto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao Posto de Atendimento do CadÚnico mais próximo de sua residência e efetue seu cadastramento. Ele é fundamental para o recebimento do vale-gás e de outros benefícios sociais do governo, como o Auxílio Brasil, por exemplo.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Veja as mudanças do Vale Refeição e Vale Alimentação para 2022!

Publicidade

Fonte: Caixa Tem

Publicidade

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário