Você pode ter o AUXÍLIO BRASIL SUSPENSO por conta dessa medida do governo

Felipe Matozo

07/09/2022

O Ministério da Cidadania irá fazer uma reanálise do Auxílio Brasil para procurar por beneficiários com renda diferente da informada no Cadastro Único (CadÚnico), que podem ter o pagamento suspenso por conta disso.

Dependendo da situação do cadastro, o benefício será cancelado imediatamente. Para entender melhor como funciona essa medida e quem é o público-alvo da reanálise, continue acompanhando o texto abaixo.

Como funciona a reanálise?

A reanálise do Ministério da Cidadania buscará por famílias com renda diferente da que consta no CadÚnico e em outras bases federais.

O objetivo é identificar beneficiários acima da linha de emancipação (renda de até R$ 525 por pessoa) ou da linha de pobreza (R$ 210 por pessoa). Nesse caso, o Auxílio Brasil pode ser suspenso ou cancelado, dependendo da situação.

Quem pode ter o Auxílio Brasil suspenso?

O pagamento do benefício pode ser suspenso se a família tiver uma renda que seja diferente da informada no CadÚnico e maior do que o limite previsto para receber o Auxílio Brasil.

Nesse caso, o responsável familiar terá que atualizar o cadastro em setembro, pois o bloqueio do benefício pode acontecer a partir de outubro. Além disso, beneficiários nesta situação também podem ter o auxílio cancelado a partir de dezembro.

Cancelamento do Auxílio Brasil pode ser imediato

Entre os beneficiários do Auxílio Brasil que formam o público-alvo da reanálise, a situação mais grave é a daqueles que já atualizaram o cadastro em 2022 e estão com a renda familiar acima da linha de emancipação.

Nesse caso, o benefício será cancelado imediatamente. O público que corre este risco inclui famílias que já haviam sido convocada para a averiguação cadastral ou focalização no primeiro semestre.

Como atualizar o Cadastro Único?

Os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar informações cadastrais para saber se precisam fazer alguma atualização por meio do aplicativo do CadÚnico ou no site do Ministério da Cidadania.

Em caso de necessidade de atualização de cadastro, é possível fazer o procedimento diretamente pelo aplicativo ou site.

Porém, se for necessário alterar informações no cadastro, o responsável familiar terá que se dirigir a um dos postos de cadastramento da prefeitura ou do Cras para realizar uma nova entrevista.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta