Cadastro Único: ÚLTIMO DIA pra atualizar os dados e evitar perder os auxílios; veja como fazer

Felipe Matozo

12/08/2022

Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estão em averiguação cadastral têm até esta sexta-feira (12/08) para atualizar suas informações no sistema.

Segundo o Ministério da Cidadania, as famílias que estão nesta situação precisam da atualização para evitar que alguns benefícios sejam suspensos a partir de setembro.

Quem precisa atualizar o Cadastro Único até hoje?

O prazo para atualização do CadÚnico vence hoje para famílias em averiguação cadastral, ou seja, que tenham discordância entre os dados informados no cadastro e o cruzamento de informações com outras fontes.

Por exemplo: se no CadÚnico está registrado que a família tem determinada renda mensal, mas alguma base de dados diz que um dos membros ganha mais do que o informado no cadastro, há uma discordância que vai para averiguação.

Além disso, o prazo para atualizar o Cadastro Único também vence nesta sexta-feira para famílias que foram convocadas pelo processo de focalização do Auxílio Brasil.

Quem precisa atualizar o CadÚnico e não faz isso dentro do prazo pode ter os benefícios suspensos e, posteriormente, cancelados.

Quais benefícios podem ser suspensos?

O CadÚnico é o principal instrumento do governo para incluir famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC e Auxílio Brasilentre outros benefícios.

Sendo assim, beneficiários de qualquer um destes programas que estão em averiguação cadastral podem ter o pagamento de setembro suspenso se não atualizarem o Cadastro Único.

Como saber se eu preciso atualizar o Cadastro Único?

É possível conferir se a família está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral por meio do aplicativo ou site do Cadastro Único.

Além disso, as plataformas online do CadÚnico também informam o que a família deve fazer para regularizar sua situação.

No caso das famílias que recebem Auxílio Brasil, mensagens no extrato de pagamento do benefício e no aplicativo do programa também informam a situação. Enquanto isso, beneficiários da Tarifa Social podem receber avisos por mensagem na conta de luz.

Como atualizar o CadÚnico?

Para as famílias que não passaram por nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, é possível confirmar os dados diretamente pelo aplicativo.

Porém, se for preciso fazer alguma alteração, o responsável familiar deve ir até um posto de atendimento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Para saber o endereço dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município, acesse a plataforma MOPS.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.