13º do INSS: pagamentos da 1ª parcela vão até essa sexta-feira (6); veja quem recebe

Calendário de pagamentos da 1ª parcela do 13º salário do INSS se encerra nesta sexta-feira, veja quem ainda recebe o benefício.

Nesta semana se encerra o calendário de pagamentos da 1ª parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com a antecipação do chamado “abono de Natal” pelo terceiro ano consecutivo, o pagamento da 1ª parcela acontece junto com o do benefício de abril. Enquanto isso, a 2ª parcela cairá junto ao pagamento de maio.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja quem recebe a 1ª parcela do 13º do INSS entre hoje (04/05) e sexta-feira (06), e confira mais detalhes sobre os pagamentos do benefício.

Quem recebe a 1ª parcela do 13º nesta semana?

13º do INSS: pagamentos da 1ª parcela vão até essa sexta-feira (6); veja quem recebe
Pagamentos da 1ª parcela do 13º salário do INSS seguem até sexta; veja detalhes. Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress

Como de costume, os pagamentos mensais e do 13º salário do INSS acontecem de acordo com o número final do cartão do benefício (NIS), sem considerar o último dígito verificador logo após o traço.

Além disso, há um calendário para quem ganha um salário mínimo (R$ 1.212) e outro para quem recebe acima disso. No caso dos beneficiários que ganham um salário mínimo, as datas de pagamento da 1ª parcela até o fim desta semana são as seguintes:

Publicidade

Publicidade

  • NIS final 8 – hoje (04/05);
  • Final 9 – quinta-feira (05/05);
  • Final 0 – sexta-feira (06/05).

Já para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais de um salário mínimo, as últimas datas do calendário de pagamentos da 1ª parcela do 13º são:

  • NIS final 3 ou 8 – hoje (04/05);
  • Final 4 ou 9 – quinta-feira (05/05);
  • Final 5 ou 0 – sexta-feira (06/05).

Em relação aos demais de beneficiários, todos os outros grupos já receberam a parcela inicial do abono.

Quem recebe e qual o valor do 13º do INSS?

O 13º do INSS é pago a beneficiários de aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença ou acidente e auxílio-reclusão.

O valor é o mesmo dos pagamentos mensais, sendo que cada parcela deve corresponder a metade do benefício.

No entanto, a única exceção é para os segurados que precisam pagar Imposto de Renda. Nesse caso, enquanto a 1ª parcela corresponde à metade do benefício, a segunda inclui os descontos do IR.

Como consultar?

Para consultar o benefício, é só ligar para a Central de Atendimento do INSS no número 135 ou acessar o aplicativo ou site Meu INSS.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, para conhecer as datas de pagamento da 2ª parcela do 13º, confira o nosso texto com o calendário completo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário