3 modalidades de empréstimo para negativados

Consumidores negativados podem enfrentar mais dificuldade para conseguir um empréstimo, mas também há modalidades de crédito disponíveis no mercado para quem está com o nome sujo.

Um exemplo recente é o da Serasa, que abriu uma linha de crédito para pessoas com CPF negativado com valores que variam de R$ 250,00 a R$ 2.500,00.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere três modalidades de empréstimo que consumidores negativados podem contratar, e como funciona cada uma delas.

empréstimo para negativados
Consumidores com o CPF negativado também têm acesso a algumas modalidades de empréstimo. Foto: Canva

Modalidades de empréstimo para negativados

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é modalidade mais comum para quem está com o CPF negativado, mas ela está restrita a alguns grupos específicos. São eles: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e funcionários de empresas privadas.

Isso acontece por que no empréstimo consignado, as parcelas são pagas por meio de desconto direto na folha de pagamento.

Publicidade

Publicidade

Entre as vantagens desta modalidade de empréstimo, estão as taxas de juros mais baixas, o fato de não ser necessário um fiador ou avalista e as parcelas mensais fixas. Por outro lado, não é possível cancelar o contrato ou renegociar as datas de pagamento.

Aqui nós já mostramos como contratar empréstimo consignado estando com o nome sujo, e para conferir mais detalhes sobre essa modalidade é só conferir o nosso texto.

Empréstimo com garantia de veículo ou imóvel

Estas são duas modalidades diferentes que podem servir como opção para quem está com o nome sujo.

No caso do empréstimo com garantia de veículo, ele precisa estar quitado e fica alienado à instituição credora até o fim das parcelas. O valor do empréstimo costuma variar de 50% a 90% do valor do veículo e as taxas costumam ser competitivas, mas a instituição pode tomar o veículo em caso de inadimplência.

O mesmo acontece com o empréstimo com garantia de imóvel. O bem, que pode ser casa, apartamento, imóvel comercial ou terreno fica alienado, o contratante não pode vendê-lo durante o período de pagamento das parcelas, e a instituição pode tomar o imóvel em caso de inadimplência.

Sendo assim, essas são duas opções que o consumidor deve considerar bastante antes de optar pela contratação.

Empréstimo pessoal para negativados

Publicidade

Publicidade

Algumas instituições  oferecem empréstimo pessoal para quem está com o nome sujo, mas é possível que elas podem cobrar até o dobro dos juros, nesse caso.

Há ofertas de empréstimo pessoal para negativados até mesmo para autônomos, que podem pesquisar com bancos, financeiras e fintechs por produtos nesse sentido.

Entretanto, é muito importante cuidar com as taxas de juros, que podem chegar a 15% ou 20% ao mês e tornar a bola de neve ainda maior. Portanto, a recomendação é avaliar com cuidado as ofertas de empréstimo pessoal para negativados.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário