Crédito consignado para quem tem nome sujo: como contratar?

Em 2021, o número de brasileiros endividados atingiu níveis recordes, chegando a bater 72,9% em agosto. Nesse cenário, milhões de consumidores acabam ficando negativados e buscam maneiras para acertar suas dívidas. Uma das alternativas para isso é contratar crédito consignado para quem está com nome sujo.

O mercado brasileiro conta com algumas modalidade de crédito para clientes negativados, mas antes de contratar um empréstimo é fundamental analisar bem as opções disponíveis para não acabar criando uma bola de neve com juros altos e outras armadilhas.

Publicidade

Publicidade

Se você está negativado e busca um empréstimo consignado para ficar com o nome limpo, confira a seguir algumas informações importantes sobre esta modalidade de crédito e como fazer essa opção.

crédito consignado nome sujo
Consumidores com nome sujo também contam com opções de crédito consignado no mercado. Foto: Reprodução/Canva

Veja também: Empréstimo consignado: Principais dicas para fazer uma contratação segura

Crédito consignado é uma boa opção para quem está com o nome sujo?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual as parcelas são descontadas diretamente do salário do consumidor. Com isso, a instituição financeira tem uma garantia de que receberá o valor acertado com o cliente.

Publicidade

Publicidade

Por conta dessa garantia, o crédito consignado é tido como uma boa alternativa para consumidores que estão com o nome sujo no SPC ou Serasa.

Esse também é o principal motivo para uma das características que mais chama a atenção nessa modalidade: o fato de que ela costuma ter taxas de juros menores do que as praticadas em ofertas de empréstimo pessoal.

Entretanto, é importante destacar que as taxas variam conforme a instituição financeira e a situação do cliente. Durante as etapas de análise de perfil, são consideradas questões como:

  • O tipo de dívida que faz com que o nome do cliente esteja negativado;
  • Seu histórico, ou seja, se ele já foi inadimplente em outros momentos;
  • Análise de crédito, que avalia seu potencial de pagamento.

Entre os tipos de crédito consignado que consumidores com nome sujo podem encontrar, podemos citar os exemplos a seguir.

Empréstimo consignado para segurados do INSS

Um dos tipos de empréstimo consignado mais conhecidos é aquele voltado a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Nesse caso, é comum que os segurados tenham acesso a boas condições de pagamento, mesmo que estejam com o nome sujo. Outra característica desse tipo de crédito é que ele costuma ter uma agilidade maior na liberação do crédito.

Publicidade

Publicidade

Para solicitar um empréstimo consignado do INSS, basta acessar o site do instituto e seguir o procedimento recomendado na própria página.

Veja também: Quando vale a pena pedir o empréstimo consignado do INSS? Dicas para não se endividar

Empréstimo consignado para funcionários públicos

Outro que costuma contar com ofertas especiais de crédito consignado é o de servidores públicos, seja de esfera municipal, estadual ou federal.

Nesse caso, vale a pena consultar o banco onde se é cliente para conferir as condições e saber se elas são vantajosas.

Publicidade

Ainda neste grupo, podemos citar categorias como militares e até mesmo pensionistas das Forças Armadas, que também podem encontrar condições diferenciadas mesmo se estiverem negativados.

Publicidade

Crédito consignado do Serasa

O próprio Serasa oferece opções de crédito para consumidores negativados por meio do Serasa eCred. Entre as modalidades de empréstimo disponíveis para pessoas com o nome sujo, os valores disponíveis para contratação variam de R$ 250,00 a R$ 2500,00.

Entre os diferenciais encontrados nas linhas de crédito do Serasa eCred está a possibilidade de dar o celular como garantia do empréstimo. Esta é uma estratégia de atender pessoas que não possuem bens como veículos e imóveis.

Para simular e solicitar um empréstimo com o Serasa eCred, basta acessar o site da empresa e fazer o procedimento pela própria página.

Outros tipos de crédito consignado para quem está com nome sujo

Publicidade

Publicidade

Além dos casos citados, muitos bancos e instituições financeiras oferecem linha de crédito para quem está negativado. Por isso, vale a pena conferir com o seu banco se há ofertas disponíveis e pesquisar outras opções no mercado para fechar um bom negócio.

No entanto, cabe destacar que é importante avaliar bem a sua situação para ter certeza de que um empréstimo é a melhor opção. De acordo com alguns especialistas, emprestar dinheiro para pagar dívidas só vale a pena quando o valor total do empréstimo fica menor do que as contas pendentes.

Além disso, é muito importante tomar alguns cuidados na hora da contratação do crédito. Por isso, aproveite para conferir as principais dicas para contratar um empréstimo consignado de forma segura.

Fonte: Creditas.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário