5 carros compactos e eficientes para a cidade: veja as melhores opções

Confira cinco carros compactos são eficientes e ideais para quem usa bastante o veículo em seu dia a dia na cidade.


Carros compactos são ótimas opções para quem usa o veículo para o dia a dia na cidade, onde há muita gente disputando pouco espaço. Porém, para valer a pena eles também precisam ser eficientes, como os modelos que destacamos abaixo.

1 – Honda Fit

honda fit
Foto: Divulgação/Honda

O Honda Fit é um modelo que se destaca por sua eficiência, sendo considerado bom em quase todos os quesitos de avaliação.

Embora seja menor do que outros hatches, inclusive alguns presentes nesta lista, o Honda Fit tem um espaço interno bem distribuído e leva destaque pelo tamanho do porta-malas.

Afinal, o porta-malas deste modelo tem capacidade de 363 litros e 1.045 litros com o banco traseiro rebatido. Normalmente, carros hatches têm porta-malas de cerca de 300 litros ou menos.

Em relação ao consumo de combustível do Honda Fit, ele varia conforme a versão do veículo, mas avaliações indicam uma média de cerca de 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina.

2 – Toyota Yaris

toyota yaris
Foto: Divulgação/Toyota

Um dos principais concorrentes do Honda Fit no mercado brasileiros de carros compactos também é um modelo japonês.

O Toyota Yaris XL tem um diferencial importante nesta categoria: é um dos poucos carros com câmbio automático abaixo da faixa de R$ 100 mil no Brasil, conforme já mostramos nesta lista de carros inovadores para motoristas com um orçamento limitado.

O modelo tem um câmbio CVT que pode simular 7 marchas, trabalhando em baixas rotações e fazendo com que o motorista não sinta as trocas de marchas.

Com gasolina, o consumo do Toyota Yaris XL chega a 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.

3 – Ford Fiesta

New Fiesta
Foto: Divulgação/Ford

Ao contrário dos dois modelos acima, o Ford Fiesta está no mercado brasileiro desde o século passado, já que desembarcou aqui na década de 1990. Com isso, o modelo aparece na lista de carros compactos mais populares do país, junto de outros nomes clássicos, como o Gol e o Pálio.

Com o lançamento do New Fiesta, o veículo apareceu com um design novo, motores mais potentes e outras novidades. Esta repaginada da Ford chamou a atenção de muitos motoristas, fazendo do Fiesta um dos compactos mais bonitos e bem-avaliados do país.

Quanto ao consumo de gasolina, a linha mais recente do New Fiesta (2019) faz uma média de 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na rodovia.

4 – Volkswagen Polo

5 carros compactos e eficientes para a cidade: veja as melhores opções
Foto: Divulgação/Volkswagen

Assim como o Fiesta, o Polo é outro modelo que foi repaginado nos últimos anos. Mas as mudanças recentes no Polo não agradaram muitos motoristas, já que a Volkswagen “simplificou” o modelo para deixá-lo mais barato.

Isso porque o Gol saiu de linha após 42 anos de produção ininterrupta, e o Polo assumiu o posto de carro mais barato da Volkswagen.

E se por um lado o carro está “menos esportivo” e perdeu pontos no quesito velocidade, por outro ele está mais eficiente para uso na cidade. Afinal, o consumo de combustível melhorou e o sistema start-stop desliga o veículo quando ele está parado, por exemplo.

Falando em consumo, o Polo faz uma média de 12,9 km/l na cidade e 18,6 km/l na rodovia. Ou seja, apresenta um resultado melhor que os veículos acima.

5 – Suzuki Swift Sport

suzuki swift sport
Foto: Divulgação/Suzuki

Falando em bom desempenho no quesito consumo de combustível, o Suzuki Swift é um compacto esportivo que, quando chegou ao Brasil, chamou a atenção pela economia. Afinal, ele chega a fazer até 17 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.

Projetado para oferecer conforto ao motorista, o Suzuki Swift Sport tem direção elétrica e embreagens leves, o que oferece facilidade para dirigir. Essa é uma vantagem que vale especialmente para usa bastante o carro na cidade, onde as trocas de marchas e necessidade de fazer baliza são constantes.

No entanto, o Suzuki Swift é um modelo para quem busca por carros compactos seminovos, já que ele não vende mais no Brasil. O veículo esteve presente no mercado brasileiro entre 2014 e 2017, portanto, não há mais modelos 0km disponíveis.

Você também pode gostar de ler
10 carros com o melhor custo-benefício para famílias grandes

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.