5 dicas para estudar SOZINHO para os concursos de 2022

dicas para estudar sozinho para concursos de 2022

Ser aprovado em um dos concursos de 2022 é o sonho de muitos, afinal, é a oportunidade de ter uma boa remuneração e um pouco mais de estabilidade profissional.

Para conseguir a tão sonhada aprovação, estudar bastante é essencial. Há quem prefira estudar sozinho, mas nem sempre tem noção de como iniciar.

Publicidade

Publicidade

Este é o seu caso? Então este artigo é perfeito para você! Confira, aqui, 5 dicas para estudar sozinho para concursos de 2022, aumentando suas chances de aprovação!

dicas para estudar sozinho para concursos de 2022

Concursos de 2022: veja 5 dicas para estudar sozinho

Prefere estudar sozinho para concursos? A seguir, separamos cinco dicas para lhe auxiliar nessa tarefa! Conheça quais são e aproveite para colocá-las em prática:

1. Leia o edital do concurso

Seu primeiro passo deve ser ler o edital do concurso, para conhecer previamente todos os requisitos para participar da seleção e o conteúdo que será cobrado nas avaliações.

Publicidade

Publicidade

Mas e quando o edital ainda não foi publicado? Recomenda-se conferir editais de seleções passadas, pois o conteúdo tende a ser o mesmo, somente com pequenas modificações.

2. Tenha um plano de estudos

O plano de estudos funciona como um cronograma e guia ao concurseiro. Nele, você colocará quais disciplinas deve estudar, o tempo que ficará estudando e quando passará por cada uma delas.

Isso organizará seus estudos, tendo maior chance de se dedicar a todo o conteúdo, de forma a ter uma preparação completa. Assim, terá mais chance de ter um bom resultado no concurso.

3. Crie metas e recompensas

As metas funcionam com uma motivação extra para quem estuda sozinho, aumentando a chance de avançar nos estudos. O ideal é estabelecer metas pequenas e realistas, pois é mais fácil conquistá-las e se sentir motivado para atingir outras maiores.

Um exemplo de meta é estudar determinadas disciplinas em um dia e fazer simulados em outro. Sempre que cumprir uma meta, dê uma recompensa para si.

Mas é importante que essa recompensa não tire o foco de seus estudos. Pense em algo que lhe dê prazer e que não prejudicará seus próximos dias de estudos.

4. Faça simulados

Publicidade

Publicidade

Os simulados são fundamentais para fixar o conteúdo que você estudou nos últimos dias ou semanas. Além disso, eles possibilitam que identifique rapidamente quais disciplinas ainda geram dúvidas e precisam ser revistas.

Outro benefício do simulado é que ele permite que o candidato conheça a prova e entenda como funciona. No dia do exame terá mais familiaridade, com chance de fazer a prova em menor tempo.

Para ter todos esses benefícios, faça como simulados provas anteriores do mesmo concurso, sempre tentando cumprir o tempo máximo estipulado para os exames.

5. Tenha materiais de consulta

Os materiais de consulta são perfeitos para conhecer, relembrar ou se aprofundar em algum detalhe da disciplina. Entre os principais materiais que podem lhe ajudar nos estudos estão as apostilas, livros, vídeos de cursos e anotações esquematizadas.

Onde encontrar material confiável para estudar para concurso?

Publicidade

Nem sempre é fácil encontrar material confiável para estudar para concurso. No entanto, dá para recorrer a alguns canais que normalmente disponibilizam materiais de qualidade. Veja, abaixo, quais são eles:

Publicidade

  • Apostilas para concursos. Dê preferência para material de estudo de cursos preparatórios conhecidos e experientes;
  • Sites especializados em concursos. Geralmente eles disponibilizam materiais e simulados com exames de provas de anos anteriores;
  • Livros especializados sobre as disciplinas. Normalmente exigem um investimento maior, mas vale a pena tentar comprar versões digitais dos livros, que tendem a ser mais baratas.

Como montar uma rotina apropriada para estudar?

O ideal é que monte seu plano de estudos e tente dedicar algumas horas de seu dia para cumpri-lo. A recomendação é que se esforce para cumprir esse plano, até que parar para estudar se torne uma rotina que faz sem esforços.

Estude em um local sem distrações, ou seja, sem TV ou celular por perto. Mantenha horários fixos e faça pequenas pausas, principalmente se notar que não está conseguindo compreender algo.

Quantas horas por dia você deve se dedicar?

O ideal é focar na qualidade e não na quantidade. De nada adianta passar 8 horas por dia estudando se você se esgota rapidamente e não consegue aprender tudo o que leu.

Publicidade

Publicidade

A recomendação geral é que respeite seu limite físico e procure identificar quando você se esgota. Caso isso aconteça depois de 4 horas de estudo, então pare. Somente evite estudar pouquíssimos minutos por dia. A indicação é que o faça por, no mínimo, uma hora.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar