5 dicas para fugir de golpes on-line no Dia dos Namorados 2022

Com a chegada do Dia dos Namorados 2022, as compras on-line tendem a aumentar. Confira essas 5 dicas para fugir de golpes.

As compras através de plataformas digitais tendem a aumentar bastante, com a chegada do Dia dos Namorados 2022, que acontece no dia 12 de junho. É importante que os consumidores estejam atentos aos eventuais golpes na hora de comprar presentes.

Afinal, qualquer imprevisto pode atrapalhar essa comemoração especial.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você confere 5 dicas para fugir de golpes on-line no Dia dos Namorados 2022. Não deixe de continuar lendo!

1. Não acesse link suspeitos

5 dicas para fugir de golpes on-line no Dia dos Namorados 2022
Com a chegada do Dia dos Namorados 2022, as compras on-line tendem a aumentar. Confira essas 5 dicas para fugir de golpes. (Imagem: Divulgação/Pexels)

A todo e qualquer custo, fuja de links suspeitos. Algumas páginas na internet são criadas por pessoas criminosas que têm por objetivo roubar dados pessoais de usuários para aplicação de golpes e fraudes. Muitas dessas páginas contém programas (ou vírus) que se instalam no momento em que o acesso a elas é realizado para ficar coletando dados dos usuários.

Da mesma forma, existem páginas na internet em que se simula a compra de um produto, mas na verdade o usuário acaba sendo enganado para fornecer informações pessoais ou até mesmo para chegar a realizar a compra de um produto que nunca chega e que nunca vai chegar.

Publicidade

Publicidade

O ideal é, antes de acessar qualquer site, observar se a URL é oficial e, mais ainda, procurar saber se a loja em questão é de confiança.

2. Escolha lojas de confiança

Como já antecipamos, é de grande importância que o usuário selecione lojas de confiança na hora de realizar a compra do presente do Dia dos Namorados 2022. Isso porque existem muitas lojas que atrasam na entrega do produto, nunca entregam o produto ou mesmo enganam os clientes.

O ideal é considerar as grandes marcas, com boas avaliações na internet. Algumas opções são:

  • Amazon
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre
  • Walmart
  • Americanas
  • Casas Bahia
  • Boticário
  • Natura
  • Entre outras.

É interessante lembrar que, além de haver a possibilidade de comprar diretamente nos sites oficiais dessas lojas, também é possível utilizar aplicativos de carteiras digitais ou de aplicativos de pagamento, como é o caso do Nubank e do PicPay, para realizar as compras. Afinal, dentro desses aplicativos, existe uma espécie de “shopping virtual”, em que aparecem as lojas parceiras.

Caso opte por fazer as compras diretamente através dos sites oficiais, não deixe de observar se se trata realmente do site oficial da empresa.

3. Cuidado com as grandes ofertas

Outro ponto a que o usuário deve dar atenção é às grandes ofertas ou ofertas relâmpagos. Qualquer oferta que coloque um determinado produto com preços muito abaixo do mercado ou mesmo que faça a afirmação de que o desconto é milagroso merece a desconfiança do consumidor.

Publicidade

Publicidade

É importante observar essa questão para evitar cair em golpes no Dia dos Namorados 2022.

4. Fique de olho nos dados, na hora de pagar

Para fugir de golpes neste Dia dos Namorados 2022, também dê bastante atenção aos dados de pagamento, desde o valor que consta na operação de pagamento, até os dados da instituição beneficiária. Esse é um cuidado que deve ser tomado em qualquer forma de pagamento.

No caso de pagamentos com boleto, faça uma avaliação cuidadosa das informações, pois criminosos da internet costumam mascarar os dados, de modo que as informações que o pagador visualiza não são reais.

É super importante estar atento a qualquer tentativa de aplicação de golpe do boleto e fugir delas, na medida do possível. Em geral, o ideal é fazer pagamentos com o cartão virtual.

5. Observe as transações com o cartão

Publicidade

Para quem faz a opção de utilizar o cartão, de crédito ou débito, para fazer as compras relacionadas ao Dia dos Namorados 2022, é importante utilizar o cartão virtual, como comentamos anteriormente.

Publicidade

Isso porque, no aplicativo da conta digital, o usuário tem a possibilidade de ativar, nas configurações, a geração de dados automáticos, o que significa que, no momento em que o usuário realizar uma compra em uma determinada compra, os dados serão uns. Mais tarde, caso alguém mal-intencionado tente usar essas informações, isso não será possível, pois esses dados já não terão mais validade.

Da mesma forma, depois de realizar a compra com o cartão, o consumidor deve ficar de olho na fatura, para que, no caso de haver qualquer movimentação irregular, ser possível entrar em contato com a instituição o mais rápido possível e resolver o problema.

Veja também: Estes vão ser os presentes mais buscados no Dia dos Namorados 2022

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário