Nubank: 7 práticas que você deve evitar a todo custo

Flavio Carvalho

26/05/2022

O Nubank ganhou popularidade com sua proposta de simplificar a vida de seus clientes quando se pensa em finanças e uso de serviços bancários.

Uma de suas principais propostas é eliminar burocracias bancárias, mas isso não quer dizer que o cliente da fintech não deve seguir regras importantes.

O banco digital proíbe ações específicas para evitar a possibilidade de fraude, manter a segurança de dados e cumprir normas do Banco Central.

E quais são essas ações proibidas? A seguir, apresentamos uma lista com as 7 principais. Continue a leitura e descubra!

Nubank: 7 práticas que você deve evitar a todo custo

1. Cadastramento de informações fora do aplicativo ou site Nubank

Não faça, em hipótese alguma, o cadastramento de informações fora do aplicativo ou do site oficial do Nubank. Há criminosos que usam apps e sites falsos para roubar dados, portanto, é importante sempre conferir se está na plataforma oficial da fintech.

Esta dica é especialmente indicada, por exemplo, no caso de cadastramento de chave Pix, método de pagamento que se tornou muito visado por golpistas desde que foi lançado devido à rapidez de finalização da transação.

Vale lembrar que não existem sites ou aplicativos do Banco Central ou do Pix para cadastramento de chaves, muito menos para realizar transações usando esse método. Fique atento para evitar golpes!

2. Pagamento de fatura com carteira virtual

Há quem tente pagar a fatura do cartão de crédito Nubank usando carteira virtual externa, o que faz com que a cobrança seja adiada. Na prática, isso aumenta o valor da dívida e justamente por isso a fintech recomenda que seus clientes não usem carteiras digitais para essa finalidade.

Sempre que possível, pague o cartão de crédito roxinho usando o código de barras do boleto ou saldo disponível na conta Nubank. Neste último caso, a liberação do novo limite de crédito é feita em poucos segundos. Se pagar por boleto, a compensação pode demorar até três dias.

Caso não tenha dinheiro para pagar a fatura integralmente, verifique outras opções disponíveis no aplicativo, como a possibilidade de parcelamento.

3. Não ter cuidado com o cartão de crédito e senhas

Uma das principais obrigações do cliente é cuidar de seu cartão de crédito e débito, bem como de suas senhas. Inclusive, o contrato de adesão do Nubank indica que o usuário não divulgue fotos de seu cartão em redes sociais.

A fintech também recomenda que memorize a senha e evite anotá-la em seu celular ou qualquer outro lugar. Em caso de perda ou roubo, terceiros conseguirão acessar sua conta ou fazer compras usando seu cartão facilmente.

4. Uso de celular sem requisitos mínimos para o app Nubank

O banco digital também indica o uso de um celular com requisitos mínimos para receber atualizações do aplicativo Nubank. Ao manter o app atualizado é possível contar com novos recursos da fintech e mais segurança em transações.

Para saber quais são os requisitos mínimos é simples, basta conferir a descrição do aplicativo na Play Store ou App Store.

5. Pagamento de operações não permitidas por lei

O Nubank pode negar pagamentos de operações que não são permitidas por lei. Um ótimo exemplo disso é o uso do cartão roxinho para pagar jogos de azar. Se a fintech identificar uma transação desse tipo, ela pode cancelar o cartão do usuário.

6. Não considerar normas de câmbio

Ao usar o cartão de crédito Nubank, o cliente assume a responsabilidade de considerar e respeitar as normas de câmbio que são estabelecidas pelo Banco Central.

Eventuais taxas incidentes na operação financeira que deseja realizar serão exibidas no aplicativo, caso faça a transação nessa plataforma.

Outras taxas, como a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em compras internacionais, devem ser consideradas pelo cliente no momento da compra, lembrando que aumentarão o total pago.

A fintech segue as normas de câmbio definidas pelo Banco Central, portanto, são previstas em normas e legislação brasileira. Só é possível contestar a cobrança se você efetivamente não realizou a compra, sendo preciso comprovar esse fato.

7. Não verificar a origem de boletos

O pagamento por boletos é muito visado por criminosos e há a possibilidade de um falso chegar ao cliente Nubank. A fintech informa que é responsabilidade do cliente verificar a origem desse documento antes de realizar o pagamento, para evitar a perda de dinheiro.

Flavio Carvalho
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Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.