Os 6 erros mais comuns cometidos por iniciantes ao comprar sua primeira casa

Conheça quais são os 6 erros mais comuns cometidos pelas pessoas ao comprar a sua primeira casa justamente para não cometê-los!


É bom tomar muito cuidado na hora em que você for comprar uma casa para não cometer erros ao efetuar a compra, pois eles podem vir a atormentar você por muito tempo. Para evitar isso, veja a seguir os 6 erros mais comuns que os iniciantes cometem quando decidem comprar uma casa.

Os 6 erros mais comuns cometidos por iniciantes ao comprar sua primeira casa (Imagem: Todd Kent/ Unsplash)
Os 6 erros mais comuns cometidos por iniciantes ao comprar sua primeira casa (Imagem: Todd Kent/ Unsplash)

6 – Não definir um limite no orçamento

Imóveis são muito caros, até mesmo os mais baratos podem abrir um buraco enorme nas suas finanças. Para evitar que você vá à falência ao comprar uma casa, defina um limite máximo de dinheiro que você está disposto a gastar, desse jeito você evitará o endividamento e também poderá evitar com que você pague mais dinheiro do que você consegue ou deve.

Além disso, comprar uma casa não envolve apenas o dinheiro do valor do imóvel, mas sim outros gastos adicionais como impostos, seguros, taxa de juros etc. Ao definir um limite máximo no seu orçamento, você poderá garantir que possui dinheiro suficiente para cobrir todas as suas despesas, além de evitar futuros arrependimentos.

5 – Não recorrer a um corretor

Recorrer a um corretor imobiliário pode ser muito útil, pois eles possuem um bom conhecimento e experiência no mercado imobiliário e podem facilitar e agilizar muito o processo na hora de comprar uma casa. Eles possuem um amplo acesso a vários imóveis que estão à venda atualmente no mercado, podendo ajudar você a encontrar a casa ideal para morar.

Corretores também podem ajudar a negociar um bom preço com os vendedores do imóvel, podendo chegar a um acordo generoso, além de também estarem constantemente atualizados no mercado de imóveis, sabendo quais são as tendências e os preços do mercado na sua região.

Por fim, eles podem ajudar você a agilizar muito o processo na hora de escolher a casa ideal para morar, economizando muito tempo e poupando você de muito estresse, além deles também poderem escolher uma casa localizada no lugar ideal para você morar, como em um bairro seguro e tranquilo.

4 – Não considerar custos adicionais

Como já foi dito antes, imóveis são muito caros, e se você for comprar um, lembre-se que há vários outros custos além do preço que você pagará pela casa, veja  a seguir uma lista que contém todos os custos adicionais que precisam ser levados em consideração:

  • Taxas de juros: Caso você for financiar o pagamento do imóvel utilizando empréstimos, leve em consideração os juros impostos pela agência bancária sobre o empréstimo que você pegou;
  • Impostos: Impostos sobre a propriedade, transações ou até mesmo de herança precisam ser pagos pelos compradores;
  • Seguros: É importante ter seguros, como de incêndio, caso alguma coisa de ruim aconteça com o seu imóvel, desse jeito você poderá receber uma indenização;
  • Taxas de transferência: O governo costuma cobrar taxas de transferências caso o imóvel esteja sendo transferido de uma pessoa para outra;
  • Taxas de advogado: Será necessário pagar taxas ao seu advogado caso você o tenha contratado para ajudar no processo de compra;
  • Reparos e manutenção: Caso você tenha que fazer manutenção ou reparos na sua casa no futuro;
  • Utilidades: Custos para a ativação de serviços como água, internet, energia etc.
  • Mudança: Será necessário pagar certos valores para realizar a mudança de uma casa para outra.

3  – Não fazer pesquisas adequadas

Pesquisar é algo fundamental na hora de escolher uma casa que atenda a todas as suas necessidades e que seja bem acessível para você. Realizar uma pesquisa pode ser vantajoso, pois assim você poderá saber quais são as melhores opções de imóveis disponíveis que estejam próximos de você, saber se o imóvel que você deseja comprar é seguro e confiável, descobrir problemas relacionados à casa ou com a vizinhança e por fim se preparar bem para negociar com o vendedor.

2 – Não planejar corretamente para o futuro

É importante que você planeje bem a compra do imóvel não só para o presente, mas também para o futuro, pois caso você perceba que a casa possui problemas e necessita de manutenção e reparos constantes, ou então se você perceber que não há cômodos suficientes para no imóvel, isso significa que você cometeu o erro de não planejar bem o seu futuro com a residência. Pois então, certifique-se que o imóvel atenderá a todas as suas necessidades agora e para os próximos anos.

1 – Não se preparar financeiramente

Tenha certeza de que você possui total capacidade de comprar o imóvel que você deseja, pois o despreparo financeiro é um dos maiores erros cometidos por aqueles que querem comprar uma casa, e consequentemente acabam se endividando com empréstimos. Para evitar dores de cabeça, tenha certeza de que você está muito bem preparado financeiramente para efetuar a compra e conseguir financiá-la sem problemas.

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.