7 cidades mais antigas do Brasil que são verdadeiros museus a céu aberto (ótimas para turismo)
Fique sabendo quais são as cidades mais antigas do Brasil para aproveitar para fazer turismo e conhecer um pouco mais da história do país.
Algumas cidades brasileiras despertam atenção por serem verdadeiros museus, sendo as mais antigas do país.
Na matéria a seguir, você fica sabendo quais são essas cidades que valem a pena fazer turismo no Brasil.
7 cidades mais antigas do Brasil
Existem muitas cidades no território nacional que tendem a chamar bastante atenção de turistas por possuírem uma arquitetura e arqueologia que entregam aspectos históricos significativos.
Veja também: CNH Social Pernambuco 2023 – Como funciona, quando começam as inscrições e mais!
A seguir, você confere as 7 cidades mais antigas do Brasil, para não deixar de aproveitar para fazer turismo.
7 – Iguape (SP)
Fundada em 3 de dezembro de 1538, Iguapé se situa ao extremo sul do Estado de São Paulo, que chama a atenção de turistas pela característica histórica e arqueológica. Afinal, a cidade conta com um sítio arqueológico chamado “Benedito Fortes”, onde se encontram vestígios dos grupos que residiam na região, os chamados de “Homens do Sambaqui”.
6 – Recife (PE)
Por sua vez, Recife foi fundada no dia 12 de março de 1537 na área portuária da Capitania de Pernambuco e também foi a sede da colônia da Nova Holanda, no séc XVII, durante 24 anos.
5 – Vila Velha (ES)
A 12 km da capital pernambucana, Vila Velha foi fundada em 23 de maio de 1535, contando com o Convento da Penha, construção tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, sendo um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.
4 – Olinda (PE)
A cidade de Olinda (PE) foi fundada em 12 de março de 1535 e é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Resumidamente, a cidade foi palco de acontecimentos no período Colonial e foi a região mais desenvolvida do Brasil Colônia.
3 – Igarassu (PE)
A cidade mais antiga de Pernambuco e a terceira mais antiga do Brasil é Igarassu, fundada no dia 9 de março de 1535 por Duarte Coelho, enquanto dono da capitania de Pernambuco.
Inclusive, é em Igarassu que fica o templo católico mais antigo do país, chamado de Igreja dos Santos Cosme e Damião.
2 – São Vicente (SP)
A cidade de São Vicente, em São Paulo, é a 2ª mais antiga do Brasil, tendo sido fundada no dia 22 de janeiro de 1532. O fundador de São Vicente tinha uma casa que, até hoje, tem uma parte preservada. Inclusive, a casa em questão é o marco zero do Brasil.
1 – Cananéia (SP)
Entre as cidades brasileira, a cidade de Cananéia, situada no estado de São Paulo, é a mais antiga do Brasil. Ela foi fundada em 12 de agosto de 1531 e as documentações comprovam que ela é cinco meses mais velha que São Vicente (SP), que por sua vez surgiu em 1532.
Veja também: 94% da população mundial conhece o logo da Coca-Cola; veja 5 curiosidades sobre a marca!